Connect with us

Editorial

Mais um passo na luta contra a violência doméstica

Sabe-se que a realidade de violência familiar enfrentada por muitas mulheres no País impõe um desafio à sociedade

Publicado

em

A nova ferramenta utilizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) é mais um reforço para ajudar no enfrentamento à violência contra a mulher. As intimações, a partir de agora, poderão ser realizadas por meio de aplicativos de mensagens, que podem agilizar processos importantes e dar uma resposta mais rápida para aquelas que sofrem com a violência, garantindo a proteção e a privacidade.

Hoje, sabe-se que a realidade de violência familiar enfrentada por muitas mulheres no País impõe um desafio à sociedade: o de combater esse crime e impedir que ele cresça ainda mais. Para isso, é essencial que existam políticas públicas capazes de mostrar caminhos alternativos para que as mulheres coloquem um ponto final nesse convívio arriscado para a sua integridade como mulher e cidadã. Também é imprescindível que a justiça dê uma resposta rápida a respeito dos casos, motivando mais mulheres a denunciarem e a se sentirem amparadas.

Muito há a ser feito ainda para que a mudança de fato exista. Mas o que se pode ver é que cada vez mais novas ferramentas e ideias dispostas a provocar a mudança estão surgindo, o que tem colaborado muito para mudar esse cenário. E elas precisam ser evidenciadas. Lutar contra a violência doméstica não depende só das mulheres, é um esforço conjunto dos jovens, da justiça, das autoridades, dos setores de saúde, assistência social, todos precisam estar cientes da importância da construção de lares sem violência.