conecte-se conosco

Editorial

Curtir o verão com respeito ao próximo e ao meio ambiente

Com a temporada, o Governo do Estado monta toda uma estrutura para atendimento e suporte às centenas de milhares de turistas no litoral, sendo que um dos principais focos será o cuidado com o meio ambiente.

Publicado

em

editorial

Na próxima semana, no dia 22 de dezembro, se inicia oficialmente o verão em todo o Brasil, época aguardada por muitos que promete calor e praias movimentadas no litoral do Paraná. O tempo quente nesta semana já nos dá uma prévia do que será a estação com os termômetros mais altos durante o ano todo em Paranaguá e nos municípios da região. Com o verão, o Governo do Estado monta toda uma estrutura para atendimento e suporte às centenas de milhares de turistas no litoral, sendo que nesta temporada um dos principais focos será o cuidado com o meio ambiente.

Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) será instalada em Matinhos uma estrutura com atividades de educação ambiental e distribuição de brindes, algo que faz parte da operação “Verão Maior Paraná”, que será iniciada oficialmente no sábado, 16, com cerimônia em Guaratuba. No estande destinado à sustentabilidade, constam materiais orientativos reforçando o consumo consciente, a reciclagem, a destinação correta do lixo, ações de respeito ao meio ambiente e ao próximo, algo que será realizado todas as quintas, sextas e sábados entre 28 de dezembro a 4 de fevereiro de 2024.

A preocupação vai além e reforça também a necessidade de prevenção contra a Dengue no litoral do Paraná, visto que o período de verão, com tempo quente, aumenta a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Outro ponto de alerta é  o crescimento da quantidade de lixo ocasionado pelo aumento de pessoas circulando na região, sendo essencial destinar corretamente todos os resíduos e sempre se atentar em residências para eliminação de possíveis criadouros. 

Não basta apenas pensar no agora, é essencial também focar no futuro. A Sedest realizará atividades educativas e lúdicas em seu espaço em Matinhos com crianças e adolescentes, algo essencial para formação de cidadãos conscientes com relação ao meio ambiente e ao bem-comum na sociedade. A exemplo da “Família Folhas”, criada em Curitiba nos anos 90 para educar crianças com relação à reciclagem, incentivar essa consciência desde cedo, ocasiona a formação de adultos que respeitam o ecossistema em que vivemos e que tanto precisamos que seja preservado. 

Em alta

plugins premium WordPress