Connect with us

Editorial

A prevenção começa pelo conhecimento

Todos os anos, a sociedade, no mês de outubro, tem a oportunidade de receber mais informações sobre a prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

Todos os anos, a sociedade, no mês de outubro, tem a oportunidade de receber mais informações sobre a prevenção ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é realizada por empresas, associações, instituições voltadas para este fim, prefeituras, tudo para que a informação chegue e possa contribuir com a taxa de recuperação de mulheres que apresentam a doença.

O movimento teve início na década de 1990, na “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque para arrecadar fundos para uma instituição. A medida que o evento foi ganhando força, o mês de outubro foi oficializado para a conscientização das mulheres, primeiro nos Estados Unidos, depois no resto do mundo. No Brasil, a campanha começou em 2002, com a iluminação cor-de-rosa no Parque Ibirapuera e, desde 2008, passou a ser mais frequente.

Durante todos esses anos, as mulheres puderam desmistificar conceitos preestabelecidos, souberam a importância de conhecer o próprio corpo e de cuidar da sua saúde. Algo que só depende delas mesmas. Mas o mais importante entre todos esses aprendizados é saber que a decoberta do câncer não é o fim da linha.

O diagnóstico precoce tem salvado vidas de muitas mulheres em todo o mundo. Quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura. Que neste ano conturbado pela pandemia do novo Coronavírus não seja um empecilho para que as mulheres procurem os exames preventivos e se atentem para o seu estilo de vida. Que neste mês, as informações cheguem ainda mais longe para salvar ainda mais vidas.