conecte-se conosco

Editorial

O início das obras da tão sonhada da ponte de Guaratuba e os investimentos no litoral

A construção da ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos, uma obra histórica esperada há mais de 30 anos

Publicado

em

editorial

A construção da ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos, uma obra histórica esperada há mais de 30 anos e que finalmente promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná, teve início na sexta-feira, 27 de outubro.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participou do lançamento do marco da estrutura, com a instalação do canteiro de obras na cabeceira da futura ponte.

O governador destacou a realização de um sonho antigo da população paranaense. A ponte já estava prevista na Constituição Estadual de 1989. Um sonho que se torna realidade e que é importante para todo o Paraná.

A ponte faz parte de um planejamento estratégico para o desenvolvimento do Litoral, que inclui o engordamento da Orla de Matinhos, melhorias no Porto de Paranaguá, que por quatro anos consecutivos é considerado o melhor do Brasil, além de diversas outras obras de infraestrutura em todos os municípios da região.

Outros exemplos de investimentos encaminhados pelo Governo do Estado na região, é a duplicação da estrada de Garuva, a engorda da praia de Guaratuba, a construção da nova Ponte da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, e a pavimentação em concreto da via de acesso ao Porto de Antonina.

O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Também serão feitas intervenções nas vias de acesso à ponte, com alargamento da PR-412 em ambos os lados, muros de contenção para proporcionar o desnível necessário com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Vale destacar que ao agradecer o apoio dos deputados estaduais, associações, empresários, imprensa e da população ao projeto, Ratinho Júnior disse que a obra só saiu do papel graças à união de esforços de todos os envolvidos.

Publicidade










plugins premium WordPress