Connect with us

Eleições 2020

Justiça Eleitoral alerta para as mudanças nos locais de votação em Paranaguá

Dois locais de votação foram modificados para o pleito de domingo, 15

Publicado

em

locais de votação

É comum haver mudanças em locais de votação, as quais, geralmente, ocorrem, em virtude de uma ou outra instituição que abriga seções eleitorais estar passando por reformas e os eleitores desses locais são transferidos para outras localidades.

Em Paranaguá, nas eleições municipais deste ano, aconteceram duas mudanças provisórias, informa o chefe de cartório, da 5.ª Zona Eleitoral, Sérgio Kawka. “A Justiça Eleitoral informa a todos os eleitores de Paranaguá que nessas eleições de 2020, por motivos excepcionais de reformas na estrutura dos locais votação por parte da prefeitura, houve a mudança em dois locais de votação. Vale destacar que é uma alteração provisória apenas para as eleições 2020. Então, os eleitores que votam na Escola Municipal Nascimento Júnior, localizada no Jardim Guaraituba, a qual está fechada por motivos de reforma, foram transferidos temporariamente para a Escola Municipal Takeshi Oishi, localizada no Parque São João, em frente ao Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana. Outro local de votação, que também foi transferido por motivos de reforma, foi a Escola Maria Trindade da Silva, localizada na Avenida Senador Atílio Fontana, no Parque São João, com os eleitores sendo transferidos para o CEMEI Nossa Senhora de Guadalupe, localizado na Vila Santa Maria”, informa Kawka.

Ele faz um alerta aos eleitores para ficarem atentos e verificarem com antecedência os locais de votação. “É importante que todos os eleitores destes locais de votação fiquem atentos, pois nestas eleições houve alteração do local de votação por motivos de reformas na estrutura predial destas duas escolas Nascimento Junior e Maria Trindade da Silva. Então, os eleitores devem consultar seus novos locais de votação”, destaca Kawka, informando que esta consulta pode ser realizada através do aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O chefe de cartório também deixa um recado aos eleitores. “É importante informar aos eleitores, principalmente aos da antiga zona eleitoral 158, que já não consta mais, e foi extinta desde 2017, que consultem as suas seções, os seus locais de votação. Reiterando que a consulta pode ser feita pelo site do TSE, pelo site do TRE ou, inclusive, pelo aplicativo e-Título. No dia da eleição, estará habilitada a opção do eleitor de consultar os locais de votação pelo número do título de eleitor. É importante que os eleitores façam uma consulta e se certifiquem sobre qual é o seu local de votação e o número de sua seção, para evitar aglomerações e, principalmente, para agilizar o procedimento de votação no dia da eleição”, destaca Kawka.

Para evitar desencontro no dia das eleições, a Justiça Eleitoral recomenda fazer o download do e-Título no seu celular, aplicativo que traz uma série de informações úteis ao eleitor.

AVISO AOS MESÁRIOS

Outro procedimento importante destacado pelo chefe de Cartório é a mudança do horário da eleição e, consequentemente, a chegada antecipada dos mesários aos locais de votação. “Aos mesários que foram convocados para estas eleições que houve mudança de horário da eleição. A eleição não começa mais às 7 horas para os mesários. Este ano, eles estarão começando às 6 horas, para tudo estar pronto para a abertura da seção, que será às 7h. Também é muito importante que os mesários baixem o aplicativo Carteira Digital BB do Banco do Brasil para que possam fazer o seu cadastro no aplicativo e receber o auxílio alimentação no dia 15 de novembro”, informa Kawka.

Leia também: TRE-PR orienta sobre horário preferencial para idosos no dia da votação