conecte-se conosco

Eleições 2020

Thiago Kutz é reeleito vereador para a Câmara de Paranaguá após decisão TRE-PR

O Partido Progressista garantiu a terceira cadeira na Casa de Leis

Publicado

em

Thiago Kutz é reeleito vereador para a Câmara de Paranaguá após decisão TRE-PR

No dia 11 de dezembro, a Junta Eleitoral da 5.ª Zona Eleitoral do Estado do Paraná, considerando a finalização, na circunscrição, do processamento eletrônico da votação verificada no 1.º turno das eleições municipais de 2020, emitiu um relatório do resultado da totalização dos votos em Paranaguá, de acordo com os registros constantes dos boletins de urna de cada seção eleitoral.

Na decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o vereador Thiago Kutz (PP) foi considerado reeleito com 1.203 votos válidos e será reconduzido à Câmara de Paranaguá para o próximo mandato, a partir de 1.º de janeiro de 2021.

Isso aconteceu após a sessão plenária do TRE-PR, realizada no dia 25 de novembro, em Curitiba, sob a presidência do Desembargador Tito Campos e a relatoria de Dr. Rogério de Assis, acatar, por unanimidade, o recurso eleitoral da candidata a vereadora pelo Partido Progressista de Paranaguá, Sueli Francisca Umbelino, a Kalinka.

O registro encontrava-se “sub judice”, pois a candidata não havia informado a sua condição de escolaridade. Com a decisão favorável, os 23 votos obtidos na eleição passam a ser contabilizados, o que muda o coeficiente eleitoral e, consequentemente, a distribuição das cadeiras no Legislativo de Paranaguá, ou seja, ao somar os votos de Kalinka (PP), o quociente eleitoral do PP supera os votos obtidos pelo Podemos para a disputa de mais uma vaga na Câmara.

Diante disso, o candidato a vereador Jean Domingues perde a vaga e, consequentemente, a quinta cadeira do partido Podemos e se torna o 1.º suplente. Agora, o Progressista (PP) totalizou os votos suficientes para conquistar mais uma cadeira na Câmara Municipal de Paranaguá, passando de duas para três cadeiras.

Thiago Kutz foi o quinto vereador mais votado em Paranaguá

“Nós identificamos logo após a apuração que alguns votos do Progressistas não haviam sido contabilizados e isso acabou afetando o resultado no dia 15, logo após isso, nós aguardamos a decisão do TRE sobre o registro da candidata Kalinka, a questão era muito simples porque foi apenas por um desencontro que o registro dela não havia sido deferido, era referente a uma prova de alfabetização. Diga-se de passagem, em conversa com a Kalinka, descobrimos que ela fala e escreve o básico em inglês e alemão, não havia como a justiça não reconhecer que ela é alfabetizada. Eu acompanhei no Fórum Eleitoral de Paranaguá a cerimônia de reprocessamento, foi o momento que os votos que haviam sido anulados foram convertidos em votos válidos, confirmando a terceira cadeira para o partido Progressistas”, explicou o vereador reeleito Thiago Kutz.

Thiago Kutz foi o 5.º vereador mais votado em Paranaguá nas eleições municipais de 2020. “Eu atribuo a votação no dia 15 de novembro, que nos deu o quinto lugar, ao trabalho que realizamos nos últimos anos, ao compromisso com nossa cidade. No dia 15, pelos votos, já estávamos eleitos. Gosto sempre de falar no plural porque eu não faço nada sozinho, tem o trabalho de uma equipe, tanto no gabinete quanto de apoiadores que confiam em nós. Foi o resultado do trabalho destes apoiadores que deu voz mais uma vez às causas pelas quais atuamos”, comemorou Kutz.

De acordo com o vereador reeleito, a linha de trabalho para mais um mandato na Câmara Municipal de Paranaguá será voltada à proteção animal e ambiental. “A proteção animal e ambiental é uma bandeira que continuaremos a levantar na Câmara Municipal, a saúde e a educação também tiveram nossa atenção e não será diferente nos próximos anos, vamos continuar trabalhando muito por Paranaguá”, finalizou Kutz.

Leia também: Presidente do TSE é agraciado com medalha no VII Encontro Nacional de Juristas da Justiça Eleitoral