Connect with us

Eleições 2020

Paranaguá terá 1.052 mesários nas eleições 2020

Medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 serão adotadas por mesários e eleitores em 2020, seguindo determinação do TSE (Foto: TRE-PR)

Publicado

em

mesários

Chefe do Cartório Eleitoral ressalta que há 900 mesários voluntários

Apesar do momento vivido no Brasil e no mundo com a pandemia da Covid-19, a democracia é um dos pilares da sociedade e o voto é a forma mais clara de fazer com que ela seja exercida. Com foco neste entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, realizou uma ampla campanha para atrair a população a colaborar com o pleito de 2020, sendo mesário, bem como esclarecendo a população de que medidas sanitárias de prevenção serão adotadas no local de votação, visando a fornecer segurança a eleitores e colaboradores, algo que surtiu efeito positivo em Paranaguá, pois a cidade obteve 900 voluntários entre os 1.052 mesários que irão atuar na eleição do dia 15 de novembro.

“Nas Eleições Municipais 2020, contabilizamos a participação de 1.052 mesários, dos quais, aproximadamente, 900 são voluntários cadastrados pelo site do TRE-PR. É uma grande procura em relação a 2018 e isso se deve à campanha nacional coordenada pelo TSE e também à atual conjuntura do País em meio à pandemia de Covid-19”, informa Sérgio Kawka, chefe do Cartório Eleitoral no município. “A procura dobrou em relação às eleições 2018”, complementa.

De acordo com Kawka, os mesários possuem uma série de vantagens, como treinamento em Ensino a Distância (EAD), auxílio-alimentação no valor de R$ 40,00, dois dias de folga para cada dia de convocação, extensivo ao treinamento, desde que comprovado através do certificado. “O treinamento dos mesários para o pleito está sendo feito na modalidade EAD, com destaque ao aplicativo Mesários 2020, disponível para smartphones iOS ou Android”, explica, ressaltando que o aplicativo é gratuito, seguro e prático, pois o certificado, inclusive, pode ser gerado pelo app da Justiça Eleitoral.

“A procura para ser mesário dobrou em relação às eleições de 2018”, afirma Sérgio Kawka (Foto: Arquivo)

“O auxílio-alimentação também será prático e seguro, através do aplicativo Carteira Digital BB, ao qual o mesário poderá receber no dia da Eleição, mediante voucher a ser entregue pela Justiça Eleitoral. As vantagens aos mesários são inúmeras, como dois dias de folga, desempate em alguns concursos e também a isenção na taxa de inscrição em concursos estaduais, desde que previsto em Edital”, afirma Kawka.

Importância dos mesários e medidas sanitárias

De acordo com Kawka, além da prevenção à pandemia aos eleitores no dia da votação, o treinamento dos mesários conta com todas as medidas sanitárias de prevenção, algo previsto pelo TSE. “Há uso obrigatório de máscara, álcool em gel e viseiras pelos colaboradores”, salienta.

“É de extrema importância para o sucesso da eleição, a participação dos mesários, de preferência voluntários, os quais são responsáveis em atender todos os 101.403 eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro em Paranaguá. É importante frisar que a recomendação do TSE é que os eleitores reservem o horário entre 7h e 10h aos eleitores do grupo de risco, como idosos por exemplo”, finaliza Sergio Kawka.