Connect with us

Eleições 2020

Justiça Eleitoral realiza cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Paranaguá

Solenidade foi presidida pelo Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto

Publicado

em

Justiça Eleitoral realiza cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Paranaguá

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, através da 5.ª Zona Eleitoral (5.ª Z.E.) de Paranaguá realizou na tarde de quarta-feira, 16, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2020 na cidade de Paranaguá.

A solenidade foi presidida pelo Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, e contou com a presença do Promotor Eleitoral de Paranaguá, Dr. Diego Russo, representante do Ministério Público. Por medida de segurança, considerando o cenário de pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada virtualmente. 

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral certifica que a eleição ocorreu regularmente e atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse do respectivo cargo, para os próximos quatro anos, o que se inicia em 2021. 

Dr. Guilherme Moraes Nieto abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e falou das dificuldades enfrentadas para a realização das eleições 2020. “Estamos realizando a solenidade de diplomação dos eleitos de forma virtual em razão da Pandemia da Covid-19. Mas inicialmente devemos agradecer a presença de todos que estão conosco, do representante do Ministério Público, Dr. Diogo Russo, dos eleitos que serão nomeados um a um, mas neste momento cumprimento na pessoa do senhor prefeito Marcelo Elias Roque, a imprensa que está acompanhando o evento e aos servidores da Justiça Eleitoral, que estiveram conosco nesta tarefa de realizar a eleição”, destacou o Juiz Eleitoral, enfatizando que, com esforço de todos, as eleições foram realizadas com sucesso. “Pareceu-me prudente realizarmos esta cerimônia de diplomação de forma virtual para coroar este esforço de todos os envolvidos”, completou.  

Diplomados

Foram diplomados como prefeito e vice-prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque (Pode) e José Carlos Borba (PSD), e vereadores: Waldir Turchetti da Costa Leite  – Waldir Leite (PSC), José da Costa Leite Junior – Junior Leite (PSC), Nilo Ribeiro Monteiro – Nilo Monteiro (PP), Bruno Gomes Miguel Renosto – Bruno do Idamir (PP), Thiago Kutz de Oliveira – Thiago Kutz (PP), Lindonei do Nascimento Santos – Lindonei Santos (PTC), Renan de Andrade Britto Barboza – Renan Britto (Pode), Nilson Santos Diniz – Delegado Nilson Diniz (PSL), Fabio dos Santos – Fabio Santos (Psdb), Oziel Marques da Silva – Oziel Marques – O Mael (PTC), Oseias de Paula Bisson – Oséias Bisson (Pode), Welington dos Santos Frandji – Welington Frandji (Pode), Ezequias Ferreira Rederd – Ezequias Rederd (Maré) (Pode), Irineu José da Cruz Alves – Irineu Cruz (Republicanos), Jozias de Oliveira Ramos – Jozias da Negui (PDT), Luiz de Sá Maranhão Neto – Luizinho Maranhão (PSB), Edilson Carlos Caetano – Edilso Caetano (Republicanos), Adalberto Marcos de Araujo – Dr. Adalberto (MDB), e Isabelle Cristina do Rosario Dias – Isabelle Dias (PSB).

Diploma

Com a entrega do diploma, a Justiça Eleitoral atesta quem são as pessoas que se elegeram – e também as suplentes. Assim, elas são habilitadas a exercer o mandato. Trata-se de um ato previsto no Código Eleitoral e no art. 218 e subsequentes da Resolução n.º 23.611/2019. Nos diplomas, constam o nome da pessoa (pode ser utilizado o nome social, quando constar no Cadastro Eleitoral), a indicação do partido ou da coligação pela qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente e outros dados, a critério da Justiça Eleitoral. O documento pode ser obtido a qualquer tempo, após a solenidade de diplomação, no Tribunal ou no cartório eleitoral competente.

Leia também: Thiago Kutz é reeleito vereador para a Câmara de Paranaguá após decisão TRE-PR