Connect with us

Eleições 2020

Segurança é o quarto tema apresentado pelos candidatos a vice-prefeito em Paranaguá

Cada um teve dois minutos para abordar o assunto em questão

Publicado

em

Um dos assuntos que mais chamam a atenção dos eleitores quanto à escolha dos candidatos é a segurança e, por isso, é imprescindível que os candidatos a vice-prefeito discorram sobre o tema e apresentem suas propostas que podem trazer melhorias para Paranaguá. Este é o quarto tema da série de entrevistas que a Folha do Litoral News traz para ajudar os eleitores a decidirem o seu voto no dia 15 de novembro. 

Todos os candidatos tiveram o mesmo tempo, de até dois minutos, para discorrerem sobre seu plano de governo na área em questão. Além de veiculação no meio impresso, as entrevistas ficarão disponíveis no portal da Folha do Litoral News no endereço www.folhadolitoral.com.br, assim como a versão em vídeo. Confira o que os candidatos a vice-prefeito em Paranaguá pensam a respeito da segurança pública municipal:

Roselaine Barroso Ferreira (Patriota) concorre ao lado do candidato a prefeito, Julinho Lima

“Os nossos projetos quanto à segurança pública envolvem a prevenção, educação, o trânsito, iluminação pública, bem-estar da população em vias bem sinalizadas. Haverá a integração dos guardas municipais, juntamente com as Polícias Militar e Civil. A reestruturação da política de segurança pública local, com um número maior de efetivos, juntamente com os governos estadual e federal para que possa haver a modernização dos equipamentos de segurança e as respectivas melhorias nas condições de trabalho, priorizando treinamentos para cursos e melhor performance desses profissionais, readequando a escala dos guardas para desenvolver as atividades efetivas tanto nos terminais de ônibus, tanto no lar dos idosos, postos de saúde, hospitais, prédios públicos, capela pública, Aeroparque, entre outros.”

José Carlos Borba (PSD) concorre ao lado do atual prefeito, Marcelo Roque (Podemos), na coligação Pra Fazer Muito Mais (Podemos, Progressistas, PSL, PL, PSB, PSDB, PSD)

“A proposta é aquilo que temos que reforçar ainda mais a Guarda Municipal, para que ela se intensifique melhor com as polícias Militar e Civil e para que possa dar uma boa garantia aos nossos cidadãos parnanguaras e às empresas que precisam de suporte. Principalmente atuar nos bairros, já que estamos com o governador e Governo do Estado junto com a gente, para que possam, assim, ter mais segurança para nossas famílias, nossos filhos, jovens, idosos que hoje transitam pela cidade. Que tenham um bom trabalho, com isso se avança na segurança, o que nos deixa mais tranquilos para que possamos viver em paz na cidade de Paranaguá.”

Lucio José Teodoro (PV) concorre com o candidato a prefeito Marco Sukita

“Com relação à área de segurança na nossa cidade, nós entendemos que a segurança em si é de competência do Estado, porém nós temos a nossa Guarda Municipal que precisaríamos treinar os nossos guardas na questão de inteligência, trabalhar com a inteligência para se antecipar às ações dos bandidos, fazer um levantamento de todos os bairros da cidade, onde são as áreas mais violentas, e com isso nós entendemos que vamos acabar um pouco mais com a violência em nossa cidade.”

Esmeralda Quadros (PCdoB) concorre ao lado do candidato a prefeito, Dr. Manoel Barbosa

“O que nos preocupa na questão de segurança é a violência contra a mulher. Então, para que corra bem a questão das medidas preventivas, as quais são necessárias, ela não vai funcionar se não tiver uma casa de acolhimento para esta mulher que está em grande sofrimento. Há uma urgência que iremos agilizar politicamente, pois é uma verba federal, mas temos uma verba de mais de R$ 66 milhões que é só dirigida à Casa da Mulher Brasileira. Vamos batalhar para que se traga para cá a Casa da Mulher Brasileira, é onde podem funcionar as medidas preventivas, sem este acolhimento é tudo muito difícil. Zelaremos para que não ocorra tanta violência contra a mulher.”

João Cláudio Marques (MDB) concorre pela coligação Paranaguá de Todos (MDB, PROS e Solidariedade), ao lado de Alceu Maron Filho

“A Guarda Civil Municipal tem atendido sobremaneira juntamente com a Polícia Militar do Paraná, efetivamente nos bairros e no centro da cidade, temos que continuar isso e aparelhar melhor a guarda para que ela possa fazer um atendimento de segurança ainda melhor aos cidadãos. Também temos que dar condições para que o cidadão chegue mais rápido à Guarda quando se fizer necessário. Temos que rever a remuneração dos guardas civis, o enquadramento dos mesmos, haja vista que o seu plano de cargos e salários não foi votado e isso nós vamos buscar, é um compromisso que nós assumimos com a Guarda Civil Municipal.”

Marcio Vega, o “Marcio da Max Espetos” (Avante) concorre como vice na Coligação Nova Paranaguá (Republicanos, DC, PTC e Avante), junto ao candidato a prefeito Adriano Ramos (Republicanos)

“Nós vivemos um tempo de muita insegurança, nós estamos vendo crimes acontecendo todos os dias. E para evitar isso queremos criar rotas seguras, com monitoramento 24 horas em pontos comerciais de alto fluxo de pessoas. Queremos também a criação de uma base segura na Ilha dos Valadares para que tenhamos viaturas e policiais, com GCMs dentro da Ilha dos Valadares, gerando mais segurança para toda a população de Paranaguá. Também temos a questão das ilhas, porque infelizmente ficamos vulneráveis nesta questão, mas com ações efetivas, com rondas efetivas, nós vamos ter mais segurança. Nas escolas, os arrombamentos acabarão, porque teremos a ronda para cuidar dos estabelecimentos de ensino e não deixaremos que nada aconteça, pois os GCMs, os nossos guardas, serão tratados com respeito, tendo valorização dos seus cargos e questão de funcionabilidade para todos eles dando equipamentos e dignidade, gerando para eles um departamento jurídico de apoio para qualquer tipo de ação que venha a acontecer no percurso do seu trabalho.”

Maike Santos (Cidadania) concorre junto com o candidato a prefeito Fabiano Elias

“A área de segurança é um tema extremamente importante no nosso plano de governo. Temos que fazer um passeio por todas as áreas que dependem da segurança em Paranaguá, desde a área residencial, a comercial, os próprios municipais, isso é extremamente importante. Uma das coisas que queremos fazer e implantar em Paranaguá é a integração do monitoramento por câmeras de vídeo-monitoramento, são extremamente importantes, já existem no município, porém temos que ir um pouco mais além, fazer um convênio com os comerciantes, que podem por meio da interligação das suas câmeras em frente aos seus comércios integrar com o centro de monitoramento da Guarda Civil Municipal existente em Paranaguá. Isso fará com que nós tenhamos, por meio de convênio com os comerciantes, uma maior abrangência e monitoramento dessas áreas que hoje não são cobertas por todas as câmeras que existem no município. Isso trará maior agilidade no atendimento e na segurança para a nossa população. Cada comerciante que integre a sua câmera ao centro de monitoramento poderá muito bem ser mais rapidamente atendido pelo monitoramento feito no centro da Guarda Civil Municipal (GCM), ativando o módulo ou a viatura da GCM, para poder atender com mais agilidade e segurança a nossa população. Isso também será levado aos próprios públicos municipais, que hoje estão totalmente integrados por meio de fibra óptica, e podem também ser muito bem integrados e monitorados pelo centro de monitoramento. Esta é a nossa proposta para a segurança dos parnanguaras.”

Ubirajara Maristany (PT) é o candidato a vice-prefeito ao lado de José Baka Filho (PDT), na coligação Trabalho e Liberdade: Construindo uma Paranaguá para frente e melhor (PDT e PT)

“Vivemos um momento muito difícil no nosso País, não só na nossa cidade. O momento é difícil porque o trabalhador hoje desempregado com uma renda talvez mais baixa ele procura outras atividades, o que, infelizmente, não é o correto. Mas, temos que ver o que está faltando para ele, de repente o emprego e é isso que a gente tem que fazer e cuidar. Acho que podemos fazer coisas melhores para melhorar a segurança na nossa cidade.”

*Os candidatos Marco Antônio Hakim Filho (vice de Emmanuel Lobo) e Luciano Colodel (vice de Aramis Soares do Nascimento – Pichaco) justificaram sua ausência.