conecte-se conosco

Eleições 2020

Ainda tem dúvidas sobre como justificar o seu voto? Saiba como fazer

Eleitores fora do domicílio eleitoral poderão utilizar o e-Título

Publicado

em

Ainda tem dúvidas sobre como justificar o seu voto?

Domingo, 15, acontece a Festa da Democracia, quando os eleitores vão às urnas para votar em prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Buscando reduzir aglomerações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a ampliação do horário de votação, que neste ano ocorrerá entre 7h e 17h. Recomenda-se que entre 7h e 10h seja conferida prioridade a pessoas com idade acima de 60 anos.

Ao contrário das eleições anteriores, em que os eleitores podiam ir a qualquer seção eleitoral fora do seu domicílio eleitoral (cidade onde vota) para preencher e entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral, em 2020 a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores não compareçam presencialmente aos locais de votação para justificar a ausência às urnas, a fim de evitar aglomerações.

Em vez disso, os eleitores fora do seu domicílio eleitoral poderão utilizar o aplicativo e-Título para justificar a ausência das 7h às 17h. Basta baixar a ferramenta no celular e seguir as orientações que estarão disponíveis no dia da votação em 15 de novembro (1.º turno) e 29 de novembro (onde houver 2.º turno). O app usa uma ferramenta de georreferenciamento, que identifica a localização da pessoa e indica se ela está ou não fora do seu domicílio eleitoral.

Após as Eleições

O eleitor também tem a opção de justificar a ausência às urnas após as eleições pelo app e-Título, no cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao País.

A solicitação de justificativa, nestes casos, será encaminhada ao juiz eleitoral, por isso o eleitor deve informar o motivo da sua ausência e anexar o comprovante daquilo que foi relatado. Depois da análise da solicitação, o eleitor é notificado da decisão.

Prazos

No dia das eleições: pelo aplicativo e-Título, das 7h às 17h.

Após as eleições: pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, ou ainda, diretamente no cartório eleitoral, em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao País.

Há eleitores que no dia da votação não conseguirão participar do pleito eleitoral, pois encontram-se em outro local de domicílio. Neste caso, eles devem justificar a ausência, e para isso o Tribunal Regional Eleitoral criou algumas ferramentas para que o eleitor não precise sair de casa e se prevenir da Covi-19.

Leia também: Justiça Eleitoral destaca procedimentos importantes para a votação