conecte-se conosco

Editorial

O trabalho incansável na luta pelo direito à educação

Publicado

em

A pandemia tem deixado alguns aprendizados, entre eles o papel da educação na vida de crianças e adolescentes. Com 100% dos estudantes por meses trancafiados em casa, longe de amigos, com uma doença batendo à porta e distante das escolas, a presença do professor nas salas de aula tornou-se algo fundamental. Todos queriam voltar às escolas. E isso tem sido feito. A retomada do ensino presencial foi realizada e os professores agora se deparam com a realidade dos impactos deixados pela pandemia.

A importância da figura do professor na vida dos estudantes é algo indiscutível. Todos se lembram de ao menos um que marcou sua trajetória. Esses mais lembrados, geralmente, são aqueles que transcendem a vida escolar e atinge o aluno pela sua capacidade de enxergar outras necessidades além da aprendizagem. São aqueles profissionais que veem as crianças de forma integral, única, com um olhar atento à realidade de cada um.

Mais do que ensinar e passar o conteúdo programado e necessário para cada ano escolar, esses profissionais se viram na missão de acolher os alunos nesse período de retomadas das aulas presenciais. Estudos já mostraram que houve impacto sócio emocional nesses jovens. Mas, de volta às escolas, lá estão eles para fazer esse acolhimento tão importante: os professores. Das telas de volta para as salas de aula. Incansáveis na luta pelo direito à educação, enfrentaram muitas dificuldades para que nenhum aluno fosse deixado para trás durante a pandemia.

Que neste dia dos professores, eles sejam lembrados pela dedicação e superação que tiveram nos últimos tempos. O ato de acolher e ensinar é um trabalho árduo que eles tomaram como missão e isso deve ser valorizado. Parabéns aos professores!

Em alta

plugins premium WordPress