conecte-se conosco

Editorial

Gesto solidário

A secretaria de Saúde do Paraná fez o alerta nesta semana, chamando a população para fazer a sua doação e ajudar a salvar vidas no Estado

Publicado

em

Um dos efeitos da pandemia no sistema de saúde, além do alto número de hospitalizações, foi a queda no número de doações de sangue. A secretaria de Saúde do Paraná fez o alerta nesta semana, chamando a população para fazer a sua doação e ajudar a salvar vidas no Estado. 

Com a pandemia, muitas outras doenças foram esquecidas, haja vista a diminuição da procura pelos exames preventivos pelas mulheres, números que foram ressaltados neste mês em função do Outubro Rosa. Além disso, outras doenças continuaram surgindo, assim como os acidentes, que não deixaram de ser registrados. Tudo isso exige um bom estoque de bolsas de sangue para atender os hospitalizados que necessitam de transfusões, transplantes ou que passam por cirurgias. 

Este é um bom momento para reunir grupos de amigos e até mesmo empresas reunir seus colaboradores para incentivar a doação. No litoral, há apenas um banco de sangue em Paranaguá. Por isso, o mesmo é válido para os moradores dos outros municípios do litoral. Que estes moradores também possam se reunir para fazer o gesto solidário. Só basta um pouco de organização quanto às restrições, já que existem regras para quem deseja doar, e para o agendamento, que deve ser realizado com antecedência pela internet. 

O que se espera para que os bancos de sangue não sofram queda nos estoques, como o propiciado pela pandemia, é que seja instaurada na comunidade a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. Aqueles que são aptos a doação podem fazer o gesto de forma periódica. No mais, todas as dúvidas e demais informações podem ser obtidas no Hemepar, que tem toda a experiência necessária para esclarecer os questionamentos e receber os doadores. Uma atitude rápida, segura e solidária que deve ser incentivada.

Em alta

plugins premium WordPress