Neste final de semana tivemos mais uma prova maravilhosa de devoção dos filhos e filhas de Maria. As procissões motorizadas realizadas no domingo, 15, e na segunda-feira, 16, foram um sucesso. Contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal, que garantiu a segurança dos devotos e o apoio na organização do evento.
A procissão motorizada foi inesquecível, ocorreu conforme planejamos e com segurança. Segundo informações da Guarda Civil Municipal mais de 3 mil carros participaram. A carreata foi linda e uma verdadeira demonstração de amor e fé em Nossa Senhora. Ao final do evento, todos os veículos puderam passar em frente à imagem da Mãe do Rocio e receber suas bênçãos.
Nem mesmo a forte chuva que caiu em Paranaguá atrapalhou a carreata. Milhares de devotos prestaram sua homenagem à Padroeira do Paraná e acompanharam o trajeto a bordo de veículos enfeitados com fitas e balões coloridos. No trajeto em direção à Catedral Diocesana, outros devotos esperavam a passagem da imagem da Padroeira conduzida em um andor especialmente preparado para a procissão.
Pudemos presenciar muitas manifestações de gratidão e ver em cada olhar a emoção do devoto em receber as bênçãos da Mãe do Rocio.
O cortejo em louvor à Nossa Senhora do Rocio é uma tradição que perdura 207 anos, assim como a festa em sua homenagem. Por causa da pandemia o evento passou por adaptações e outras modalidades de procissão, realizadas em anos anteriores, precisaram ser canceladas.
Neste ano não tivemos as procissões marítima, ciclística, motociclística e a cavalgada, mas acreditamos que isso não prejudicou a festa, porque a parte religiosa, que é a mais importante, foi mantida e, neste ano, com um maior número de celebrações presenciais e transmitidas pelas redes sociais do Santuário.
Inicialmente programada para acontecer às 17 horas, a procissão teve início às 18 horas a pedido da Justiça Eleitoral. O objetivo foi para que o evento não causasse qualquer tipo de intercorrência ao processo eleitoral em andamento neste domingo. Segundo o Fórum Eleitoral de Paranaguá todas as atividades eleitorais na cidade ocorreram dentro na normalidade. Na segunda-feira, a saída foi às 19h30 e seguiu com a mesma organização e segurança.
A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência. Deus abençoe a todos.
Pe. Dirson Gonçalves, CSsR
Reitor do Santuário
Leia também: FESTA DA PADROEIRA