conecte-se conosco

Voz do Rocio

VOCAÇÃO

Em alguns meses do ano a Igreja propõe temas específicos a serem refletidos e rezados para ajudar na caminhada de fé do povo de Deus.

Publicado

em

Em alguns meses do ano a Igreja propõe temas específicos a serem refletidos e rezados para ajudar na caminhada de fé do povo de Deus. O mês de agosto é dedicado às vocações. Muitos de nós temos uma compreensão limitada de vocação, achando que esse tema tem a ver apenas com padres e freiras. No entanto, o mês de agosto vem exatamente para nos ajudar a esclarecer isso. No primeiro domingo do mês rezamos pelas vocações sacerdotais (incluindo diáconos, padres e bispos); no segundo domingo rezamos pela vocação familiar, ressaltando a pessoa do pai (dia dos pais); no terceiro domingo lembramos a Vida Religiosa, ou seja, os homens e mulheres consagrados a Deus para servi-Lo dentro de um determinado carisma para a Igreja; No quarto domingo a igreja reza pela vocação leiga (catequistas e demais formas de atuação dentro das pastorais, movimentos e serviços da Igreja).

Quando olhamos para essa diversidade de vocações, podemos dizer que todo ser humano foi criado por Deus para uma missão no mundo. Ninguém veio aqui por acaso. Todos nasceram com uma missão e precisamos descobrir isso com o passar dos dias e dos anos. Quando cada um descobre a sua vocação e desenvolve com zelo, dedicação e carinho é uma forma de amar a Deus que o criou, o chamou à vida para ser imagem e semelhança dEle. “Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão. (…) Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1,26-27). É muito bonito isso. Quando olho para um ser humano, devo ver nele sinais de Deus, semelhança com a face de Deus. Assim como as pessoas que olham para mim, devem ver em mim as mesmas características. Isso se chama santidade. Nascemos para a santidade. Buscamos essa realização todos os dias.

Em março de 2018, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica GAUDETE ET EXSULTATE, sobre a chamada à santidade no mundo atual. No número 14 dessa exortação ele diz: “Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais.

Desse modo, todos somos filhos de Deus, chamados por Ele à vida e à santidade. Cada um tem uma vocação, um dom, talentos e capacidades que, quando descobertas e colocadas à serviço da vida, geram frutos para um mundo melhor. Ninguém veio ao mundo por acaso, mas sim com a missão de construir um mundo melhor. Os ensinamentos para vivenciarmos corretamente a nossa vocação, vem de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor. É com Ele (Jesus) que aprendemos a fazer a vontade do Pai. Ele foi obediente até o fim e nos ensinou a dizer todos os dias: Pai, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. Vamos pedir a intercessão carinhosa de Nossa Senhora do Rocio, para aprendermos a viver intensamente a nossa vocação e assim construirmos uma linda história pessoal e ainda colaborarmos na construção de uma linda história da humanidade. Grande abraço. Deus te abençoe.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]

Em alta

plugins premium WordPress