Connect with us

Voz do Rocio

FESTA DA PADROEIRA

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio continua preparando-se para a 207.ª Festa da Padroeira do Paraná

Publicado

em

FESTA DA PADROEIRA

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio continua preparando-se para a 207.ª Festa da Padroeira do Paraná. No dia 1.º de novembro, acontece a Missa da Troca do Manto de Nossa Senhora, celebração que dá início às festividades de 2020. No dia 6 de novembro, começa a Novena, que termina no dia 14. E o dia 15, dia da Padroeira, será festivo para todos os devotos espalhados por todo o País. Este ano, tudo está diferente, em virtude da Pandemia do Coronavírus. Mas não deixaremos de celebrar, mesmo que de modo diferente.

Algumas pessoas me perguntam sobre o significado da palavra “Santuário”. Na definição religiosa, santuário é um local sagrado, que atrai pessoas de diferentes lugares por causa de uma devoção especial. O Cânon 1230, do Código de Direito Canônico, define assim: “Pelo nome de santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar.” Ou seja, são lugares especiais.

O lugar onde hoje está o Santuário do Rocio está construído exatamente onde a Imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1648. Logo à frente, ao lado da gruta (Capela das velas), existe uma grande pedra, que marca o lugar onde a imagem foi encontrada pelo Pai Berê há 372 anos. É a devoção mais antiga do Brasil. É anterior à devoção à Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada no Rio Paraíba, em São Paulo, no ano de 1717.

Quando os devotos se dirigem à Festa da Padroeira é como fazer uma volta ao passado, recordando e fazendo memória de uma linda história, onde Deus mostra todo seu amor aos filhos e filhas que àquele lugar se dirigem. No silêncio da oração, passa pela mente dos devotos uma série de cenas que retomam a presença de Deus e a proteção de Nossa Senhora na vida do povo. A sala dos ex-votos é lugar de emoção. Olhar aquelas fotografias e objetos deixados pelos devotos é visualizar as provas de que Deus age na vida do povo de forma concreta e mantém fielmente a sua promessa de amor e presença durante todos os dias, até o fim. Por isso disse Jesus: “E eis que eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20).

Vamos preparar com muito carinho cada detalhe dessa festa da padroeira. Os diversos momentos de Missa, Novena, Terço, encontros serão oportunidades para, no lugar sagrado, fortalecer a fé, a esperança e o amor. E pedir a força do Alto, para seguirmos a nossa história, mesmo em tempos difíceis e de grande provação. Desejo que seu dia seja abençoado e sua semana iluminada pela Luz de Cristo. Seu nome está escrito aqui nesse lugar sagrado: o santuário do Rocio. Seja sempre bem-vindo, bem-vinda. Grande abraço.

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR

Reitor do Santuário

[email protected]