Connect with us

Educação

Instituto de Educação supera objetivos nas aulas on-line

Mesmo sendo de grande porte, 70% dos alunos estão sendo alcançados

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha está conseguindo alcançar 70% dos alunos nas aulas on-line. O número é satisfatório comparado ao tamanho do colégio, o qual possui cerca de 1.800 estudantes.

De acordo com a diretora Elaine Gimenes, para chegar a esse resultado a equipe pedagógica e os professores superaram muitos desafios. “Podemos afirmar que é um trabalho diário de todos os envolvidos na comunidade escolar, muita coisa é novidade, estamos aprendendo juntos. As equipes diretiva e pedagógica trabalham em conjunto, procurando auxiliar professores, pais e alunos”, ressalta a diretora.

Vídeo aula no meet com a professora interprete Caroliny. Não há legendas, tosos se comunicam por Libras

Elaine reforça ainda que, apesar de ser um colégio de porte maior, existe uma expressiva adesão de alunos trabalhando on-line. “Fazemos plantão no colégio de pedagogas e funcionários, até a semana passada, todos os dias, a partir desta semana devido à pandemia, estamos atendendo três dias semanais, segunda, quarta e sexta-feira, com atendimento pedagógico englobado, facilitando aos alunos que pegam material impresso e preservando a saúde de todos, evitando aglomerações”, reforça.

Pedagoga Monica realiza atendimento presencial no colegio

Alguns professores mostraram criatividade para atingir os alunos. Um dos exemplos bem-sucedidos é da professora Amanda Gondro, a qual vem elaborando videoaulas para impactar os alunos no Classroom. Ela leciona geografia e aprendeu com a filha a fazer animações e edição em vídeo. Hoje os alunos aguardam sempre com expectativa pelos vídeos com os novos temas de aula.

Equipe pedagógica

De acordo com a pedagoga Monica Xavier, o trabalho da equipe pedagógica também passou pelo momento de ser um meio de atendimento novo para todos. “Procuramos criar os grupos de whats das turmas onde, além dos estudantes, também inserimos os pais, desde o começo do atendimento remoto (a distância). Foram muitas informações repassadas pelo Núcleo Regional de Educação e Seed que muito nos apoiou ao responder as dúvidas que iam surgindo no processo, para que pudéssemos atender e esclarecer para nossos estudantes e pais sobre o ensino remoto.

Pedagogas tem se esforçado para atingir as metas esperadas

A pedagoga destaca também que utilizando o canal de comunicação whatsApp, de certo modo, faz com que haja uma aproximação maior com os estudantes. “Nosso atendimento diário vem surtindo um efeito positivo, pois diariamente conquistamos mais alunos para utilizarem o meio tecnológico, neste caso do aplicativo Classroom para fazerem suas atividades e assistirem às aulas pelo YouTube. Sinto ao conversar remotamente com vários estudantes que eles estão com saudades do colégio, do convívio diário presencial e, neste sentido, nossos docentes utilizam o Meet para fazer as aulas remotas que têm sido um meio dos estudantes poderem se ver e conversar, pois deixamos uns minutos de conversa livre para eles, como meio de minimizar o sentimento de solidão devido ao isolamento social”, finaliza.

A equipe pedagógica é formada por Monica (manhã e tarde),  Marise, Kelly, Almerinda e Rosemary (manhã e noite) e Antônia,  Ozaide e Gisel (tarde). O colégio possui dois diretores auxiliares:  Pedro William  (noite) e Darcila Valentim (manhã).

Equipes fazem reuniões remotas semanais