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Aula Paraná atinge marca de duas mil aulas gravadas

Atividades são produzidas pelos professores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

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O Aula Paraná atingiu nesta quarta-feira, 2, a marca de 2 mil aulas gravadas para os alunos da rede estadual. São produzidas pelos professores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, nos estúdios do Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba, e são transmitidas pela RicTV para todo o Paraná.

O secretário estadual da Educação, Renato Feder, afirmou que os servidores da Educação estão desempenhando um bom trabalho no Aula Paraná e nas plataformas digitais. “Essa marca mostra que nossos professores estão engajados e dedicados tanto nas transmissões quanto nas aulas remotas”, diz.

AULA PARANÁ 

O Aula Paraná começou a ser transmitido no dia 6 de abril, e por dia são produzidas mais de 36 aulas a todos os alunos da rede. Além da TV aberta, as aulas também são transmitidos no Canal do Youtube Aula Paraná, onde há mais de 23 milhões de visualizações.

Além dos canais de TV e Youtube, os alunos possuem acesso ao aplicativo Aula Paraná e ao Google Classroom, onde podem realizar atividades e marcarem presença.

Grupo de Estudos

Em apenas duas semanas, mais de 10 mil professores se inscreveram para participar como cursistas do Grupo de Estudos Formadores em Ação, que vai capacitar os professores da rede estadual para ressignificar suas práticas pedagógicas com o apoio de novas tecnologias. Além dos 10 mil cursistas, outros 1.962 professores se inscreveram como “Professor Formador” para coordenar as discussões.

O grupo é dividido em quatro áreas: Biologia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, e cada uma delas contará grupos de até 20 professores cursistas e com a coordenação de um “Formador”.

Dos 10 mil inscritos, 8.011 professores foram selecionados para participar como cursistas, e 500 professores como Formadores.

A alta procura pelo grupo de estudos é atribuída ao momento pelo qual atravessa o Brasil, em que será preciso ainda mais domínio das tecnologias em sala de aula. A intenção é que professores discutam o currículo das suas disciplinas de uma visão mais moderna.

O grupo de estudos inicia os trabalhos nas próximas semanas e segue até dezembro, sempre utilizando a metodologia de ensino a distância e as ferramentas do Google Classroom.

Para Andressa Maria Valente, professora de Ciências da rede estadual no município de Campo Largo, o foco nas novas tecnologias específicos para sua disciplina foi o grande atrativo para que ela procurasse a formação: “Este curso possibilitará ampliar meus conhecimentos nesta área das tecnologias, uma vez que a disciplina de ciências é um fascínio pelos estudantes”, disse. “Isso terá uma relevância muito grande para que eu possa ser mediadora na aprendizagem dos meus alunos”, acrescentou.

Andressa também destacou a expectativa positiva em relação ao futuro na sala de aula depois da formação e no pós-pandemia, para ela, o Grupo Formadores em Ação vai tornar as aulas mais interessantes e diminuir as dificuldades [dela] e de outros professores diante das tecnologias. 

A professora Anaelisa Paffrath, que coordenará como Formadora um dos grupos da disciplina de Matemática, destaca que sempre trabalhou com novas tecnologias nas suas turmas e sente na prática como o uso delas faz a diferença no resultado final das suas aulas.

“Sempre usei tecnologias como a TV, Matific e Geogebra nas minhas aulas e isso me ajudou muito com a aprendizagem dos alunos. Por isso, compartilhar estas experiências e auxiliar outros professores no Grupo de Formação me deixa bastante motivada”, afirmou.

Fonte: AENPR


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