Connect with us

Editorial

Eleições 2020: Corrida para o registro das candidaturas

O prazo está próximo de chegar ao fim

Publicado

em

Apesar de a população conhecer alguns dos candidatos que disputarão as Eleições Municipais 2020 em todo o País, poucos realizaram o registro das candidaturas junto aos Tribunais Regionais Eleitorais. O prazo está próximo de chegar ao fim, no sábado, 26, todos os registros já devem ter sido protocolados, de acordo com o calendário eleitoral.

O TRE-PR tem alertado sobre a necessidade de urgência desses registros para que não haja sobrecarga do sistema entre a sexta-feira e o sábado, gerando um transtorno desnecessário. Sem o registro, os candidatos não oficializam as candidaturas. Neste ano, há uma facilidade a mais, já que o processo pode ser realizado virtualmente, uma possibilidade que o Tribunal Superior Eleitoral abriu em função da pandemia.

A mesma facilidade se estende aos eleitores, que podem acompanhar todos os pedidos de candidatura para prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o País pela Internet (http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/). O acesso é público e pode ser feito por qualquer cidadão. Até a tarde de ontem, apenas 8.291 candidatos a prefeito no Brasil haviam enviado o pedido de registro.

Vale ressaltar que no dia 27, domingo, já terão início as campanhas eleitorais. Quanto a isso, a população também vai poder acompanhar não só para decidir o seu voto, como também para denunciar as práticas irregulares pelo aplicativo Pardal, uma ferramenta para que possa atuar como fiscal da eleição no combate à corrupção eleitoral. Que todos possam colaborar neste processo e que os registros sejam oficializados o mais breve possível para que a Justiça Eleitoral continue a exercer o seu papel da melhor forma até as eleições.