Connect with us

Editorial

A estiagem chegou a Paranaguá

Como a estiagem chegou ao litoral paranaense, é a hora de Paranaguá também adotar o rodízio

Publicado

em

Há seis meses, o déficit hídrico afetou Curitiba e Região Metropolitana, fazendo com que fosse implantado um sistema de rodízio para que as casas não ficassem desabastecidas. Como a estiagem chegou ao litoral paranaense, é a hora de Paranaguá também adotar o rodízio de abstecimento de água por regiões. O anúncio foi feito pela empresa responsável na tarde de ontem, 24, e mobilizou a população, que foi conferir os horários em que ficaria sem água até para se preparar para os próximos dias.

O município foi dividido em duas regiões que terão água em horários distintos. A disponibilidade de água dos mananciais que abastecem Paranaguá chegou ao seu menor nível já registrado, com redução em 40% na vazão. Por isso, a medida foi necessária. É importante agora que os moradores identifiquem a região de sua residência e estejam atentos a esses horários, conforme divulgado pela empresa. A Folha do Litoral News, na edição de hoje, mostra como foi feita essa divisão por bairros na cidade. 

Um ponto importante a se destacar é que ainda não há previsão do sistema de rodízio terminar em Paranaguá, tudo vai depender da ocorrência ou não de chuvas nos próximos dias. 

Neste momento, vale lembrar sobre a importância de economizar água para que o recurso continue disponível nas próximas gerações. O Paraná tem tido bons exemplos de pessoas que aceitaram esse desafio e conseguiram adaptar a rotina de toda a família. A mudança no hábito de consumo desse recurso tão precioso é algo viável que também deve ser incentivado neste momento.