conecte-se conosco

Editorial

Com nova ciclovia, Pontal do Paraná ganha em mobilidade urbana e respeito ao ciclista

Segundo levantamento do município, 22% da população pontalense utiliza o bicicleta para se locomover no município. Ou seja, a ciclovia na verdade é uma necessidade para que a população tenha seu direito de ir e vir respeitado

Publicado

em

editorial

Na última semana, a Prefeitura de Pontal do Paraná anunciou a construção de uma nova ciclovia na PR-412 de 2,8 quilômetros que passa pelos balneários Shangri-lá, Barrancos e Atami, uma demanda de muitos anos feita pela população e turistas que beneficiará diretamente a mobilidade urbana do município e do litoral do Paraná. O trecho em questão não possui acostamento, algo que gera ainda mais necessidade da construção da ciclovia, contribuindo diretamente em prol da saúde e no respeito à vida de milhares de ciclistas.

Segundo levantamento do município, 22% da população pontalense utiliza a bicicleta para se locomover no município. Ou seja, a ciclovia na verdade é uma necessidade para que a população tenha seu direito de ir e vir respeitado, não tendo que se arriscar dividindo espaço em uma via estadual com alto fluxo de carros, motos e caminhões. 

É dever do Poder Público compreender as necessidades da sua população, bem como a realidade em torno da mobilidade urbana do município onde é responsável pela gestão. O litoral paranaense possui uma relação íntima com a bicicleta, tanto em sua população, que utiliza diariamente o meio de locomoção, como também com milhares de turistas que visitam a região pedalando, sendo que, atender essa demanda é um investimento importante não só em infraestrutura, como também em turismo e qualidade de vida.

Outro ponto destacado pelo município é que no mesmo trecho será instalada uma nova estrutura de iluminação pública, com obras previstas para começar já neste ano. A ciclovia deverá ser entregue em agosto de 2024. Até lá, ciclistas, motoristas e motociclistas devem estar atentos na via em questão, prezando pela coexistência pacífica e respeito às leis de trânsito e lembrando que o trânsito deve ser sempre um ambiente de paz e prudência.

Em alta

plugins premium WordPress