Connect with us

Editorial

372 anos de Paranaguá e a esperança de dias melhores pós-pandemia

Parabéns Paranaguá! Sua história nos demonstra claramente que a superação de momentos difíceis é algo recorrente para a população durante os séculos e não será diferente em 2020

Publicado

em

A celebração dos 372 anos de Paranaguá acontece nesta quarta-feira, 29, de forma atípica. 2020 nos trouxe a indesejada pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de nos adaptarmos ao período de isolamento social e higienização. Com isso, as comemorações presenciais de aniversário da cidade-mãe do Paraná foram canceladas, algo que demonstra respeito às medidas sanitárias bem como à própria população, afinal o período é de recolhimento para que os dias melhores, com controle pandêmico e vinda da nova vacina, cheguem o mais rápido possível.

Nesses 372 anos, Paranaguá passou por diversos períodos turbulentos históricos e sanitários, entre eles a Peste Bubônica e a Gripe Espanhola, e atravessará a Covid-19 com a força e a fé do seu povo. Assim como os casarios históricos, o parnanguara possui uma raiz forte e inabalável com o berço da civilização paranaense, seja nascido ou adotado pela cidade.

O 29 de julho de 2020 será diferente, entretanto nada impede que a celebração da data seja mais íntima, em casa. A melhor forma de parabenizar a cidade é com o isolamento e o respeito ao próximo.

Parabéns Paranaguá! Sua história nos demonstra claramente que a superação de momentos difíceis é algo recorrente para a população durante os séculos e não será diferente em 2020.