Connect with us

Editorial

Paraná em busca da vacina contra a Covid

Esse é o grande desafio de pesquisadores que lutam contra o tempo para oferecer a imunização da doença a todo o mundo

Publicado

em

O surgimento da Covid-19 exigiu dos governantes ações que fossem capazes de minimizar as complicações causadas pela doença e evitassem a superlotação dos hospitais. A publicação de decretos com medidas restritivas, como todos sabem, não é a solução para o problema, mas uma determinação paliativa como forma de evitar o amplo contágio da população e mais mortes pelo novo Coronavírus.

A solução mesmo é o que têm sido falado desde quando a epidemia surgiu na China: a criação de uma vacina. Esse é o grande desafio de pesquisadores que lutam contra o tempo para oferecer a imunização da doença a todo o mundo. Algo muito importante nessa etapa é o investimento. Sem o esforço contínuo dos governantes para apoiar e sustentar os custos que as pesquisas demandam, não há como evoluir nesse quesito.

O Governo do Paraná se mostrou interessado em se unir à comunidade científica para que a vacina se torne logo realidade. Uma cooperação técnica foi fechada com um laboratório chinês que permitirá a testagem e produção de vacina contra a Covid-19 no Estado, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Sabe-se que, para ser oferecida com segurança à população, são necessárias várias fases de testes. Desta forma, assim que aprovada pelos órgãos competentes, as doses poderão ser produzidas no Estado e ser mais rapidamente ofertadas.

As vacinas que estão em desenvolvimento em todo o mundo são a esperança e quanto mais cooperação houver entre as nacionalidades e incentivo do governo, melhor será para todos.