conecte-se conosco

Voz do Rocio

Missionários Redentoristas – quem são os administradores do Santuário do Rocio?

Publicado

em

A Festa do Rocio e os nossos aprendizados

Você sabia que o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a casa da Padroeira do Paraná, é administrado por Missionários Redentoristas? Eles são os responsáveis pelo local sagrado desde 1945, servindo e acolhendo os devotos e fiéis que peregrinam para expressar a fé na Virgem do Rocio. 

Os missionários redentoristas fazem parte da Congregação do Santíssimo Redentor, uma família religiosa missionária composta por religiosos padres e irmãos cuja missão é levar a boa nova do evangelho a todos, especialmente, aos mais pobres e abandonados. Eles se unem como família através da profissão religiosa dos votos de pobreza, castidade, obediência e perseverança até o fim na congregação. 

Os redentoristas são reconhecidos nacionalmente por seu trabalho em santuários, tendo como maior exemplo a atuação no Santuário Nacional de Aparecida. No Brasil, existem centenas de igrejas que recebem este título e, de acordo com a plataforma “Santuários do Brasil”, estão cadastradas 426 igrejas – o que não representa o número total, já que nem todas fizeram o seu registro. 

Além de estarem no Brasil, os missionários redentoristas estão espalhados pelo mundo inteiro, presentes em mais de 80 países. Atualmente, cerca de 600 redentoristas atuam no país, distribuídos em nove unidades, sendo cinco províncias: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Goiás e Campo Grande, e quatro vice províncias: Recife, Fortaleza, Manaus e Bahia. 

Neste ano, 21 redentoristas, de diversas partes do Brasil, estiveram presentes na 208.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, com o propósito de apoiar a realização da festividade. Um deles foi o Fr. Matheus Luiz da Rocha, de Londrina (PR), que descreveu a experiência de participar da festa. 

“Foram cerca de 20 dias em que estivemos em Paranaguá e foram dias intensos, em que vivenciamos diversos momentos de alegria e fé a partir da devoção que o povo parnanguara tem. Foram momentos incríveis para nós, para nossa espiritualidade, em que nós pudemos colocar em prática tudo aquilo que vivenciamos em nosso dia a dia a partir da humildade dos parnanguaras, da fé tão simples, da devoção tão linda”, disse. 

Ele também comentou sobre a missão dos redentoristas. “Somos um corpo missionário cujo nosso carisma pretende anunciar a copiosa redenção de um modo sempre novo, porém simples, com muito amor e zelo, a fim de que todos possam entender a mensagem do evangelho”, explicou. 

Entre os 21 missionários redentoristas presentes durante a festividade, havia padres, irmãos, redentoristas e também junioristas, que são os religiosos consagrados estudantes da teologia. Todos se envolveram com as atividades realizadas durante os dias de festa. 

E você? Conhecia a atuação dos redentoristas no Santuário do Rocio? 

Que Nossa Senhora do Rocio olhe por nós. Grande abraço. Deus te abençoe!  

Missionário Redentorista Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio.

Em alta