conecte-se conosco

Natal 2022

Reitor do Santuário do Rocio destaca o verdadeiro sentido do Natal

Publicado

em

O Natal é o período em que geralmente acontece a reunião familiar, o reencontro de amigos e parentes, para matar a saudade e celebrar a vida, visto o nascimento de Jesus Cristo. O Natal faz lembrar que o Pai Criador ama tanto a humanidade que enviou seu Filho para nos salvar, para iluminar a Terra, para dar um novo sentido às nossas vidas. Celebrar o Natal é fazer memória dessa interferência amorosa de Deus que nos presenteia com a presença de seu Filho, Jesus Cristo. 

O reitor do Santuário do Rocio, Missionário Redentorista padre Dirson Gonçalves, contou que, em mais um ano, foi montado no altar da igreja, o Presépio, a árvore de Natal e as luzes. Cada item tem uma simbologia religiosa no Natal. “Agora em 2023 nós celebraremos 800 anos desde que São Francisco de Assis teve a ideia de criar o Presépio para que as pessoas pudessem, através das imagens, lembrar do modo como se deu o nascimento de Jesus. Quando a gente monta o Presépio com todos aqueles personagens, nosso coração se encanta com a beleza da forma como o Filho de Deus nasceu: de modo simples, para estar muito próximo das nossas realidades humanas. A árvore repleta de luzes, lembra que o nascimento de Jesus trouxe para a Terra uma Luz grandiosa, que jamais se apaga. Essa Luz maior, é Jesus. Aliás ele mesmo disse “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas” (Jo 8,12)”, explicou.

Reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson explica importância do presépio e árvore de Natal

Papai Noel e o Menino Jesus

No imaginário infantil, a concepção do Natal repousa hoje sobre um conflito dificilmente reconciliável: Papai Noel ou o Menino Jesus? Enquanto muitos têm o foco sobre o Presépio e o Menino Jesus, há o Papai Noel que vem em meio a 30 graus de temperatura, em pleno verão, vestido para o mais rigoroso inverno do hemisfério norte.

“O Papai Noel é essa figura lendária que ganhou muita fama nessa época, principalmente entre as crianças, porque significa aquele que traz presentes. E todo mundo gosta de ganhar presentes. Acho até interessante essa certa mística que envolve essa festa. O que temos que tomar cuidado é para não dedicarmos muita atenção ao Papai Noel e esquecermos daquele que é o verdadeiro motivo da festa: o Menino Jesus. Se os pais conseguirem fazer esse equilíbrio, conseguirão manter os encantos do Natal com presentes e, ao mesmo tempo catequizar as crianças sobre o nascimento de Jesus, que veio para nos ensinar e mostrar as belezas e o amor de Deus”, pontuou o reitor do santuário.

A celebração do Natal em família

Presépio e árvore de Natal: cada item tem uma simbologia religiosa no Natal

Para o padre Dirson, este Natal se torna ainda mais especial, pois as famílias e amigos poderão se reunir e celebrar o momento natalino, tendo em vista que nos anos de 2020 e 2021 não foram possíveis devido a pandemia do novo Coronavírus. “Passamos por dois natais sem poder fazer festas, reunir, celebrar. Em muitos lugares, sem poder sequer celebrar a Missa presencialmente. Agora em 2022 podemos reunir a família, amigos, comunidade, para fazer esse momento de encontro, fraternidade e paz. É momento de agradecer a Deus por tudo, principalmente pela vida”, relatou.

Programação

No sábado, 24, às 18h30, acontecerá a Cantata de Natal e, logo em seguida, às 19h, será celebrada a Missa Solene do Natal do Senhor. No domingo, 25, haverá quatro horários de Missa: às 9h, 11h, 17h e 19h.

Mensagem 

“Desejo a todos que o Menino Jesus traga muita paz, saúde, alegria e harmonia. Mas principalmente, que nossos corações se encham de esperança. Quem alimenta a esperança, vive mais, encontra sentido no amanhã. Que possamos ressuscitar esse dom em nossos corações no Natal para vivermos de fato um feliz ano novo”, disse o reitor do Santuário do Rocio, Missionário Redentorista padre Dirson Gonçalves.

Em alta

plugins premium WordPress