O turismo é uma atividade que necessita de muita informação para que seja organizado. Desde informações sobre a oferta turística de um local, onde se hospedar, onde comer, que atividades realizar, quanto de demanda turística, qual perfil do visitante, percentual de ocupação da rede hoteleira, receitas geradas, entre outras. Essas informações são primordiais para o planejamento das viagens dos turistas e também para a elaboração das políticas de gestão do destino turístico.
Atualmente quando alguém pretende viajar, pesquisa na internet o destino que quer visitar, o que oferece de atrativos, serviços e produtos, para então tomar sua decisão final. Informações claras, atraentes e opiniões de outros viajantes influenciam nessa escolha. A promoção eficiente e simplificada do local e dos serviços, através de sites modernos e materiais gráficos qualificados impactam positivamente nessa escolha.
Ao chegar no destino essa divulgação continua, os prestadores de serviços precisam estar capacitados para indicar atividades, serviços turísticos e roteiros disponíveis. Os guias de turismo regionais são fundamentais nesse processo de orientar e informar sobre as possibilidades e a cultura da comunidade receptora, possibilitando vivências mais satisfatórias e completas. Um turista satisfeito publica experiências e impressões positivas em suas redes sociais, influenciando outras pessoas e impactando na promoção do destino.
As percepções aliadas ao monitoramento da atividade turística com dados estatísticos do setor servem de base para o planejamento turístico estratégico, minimizando os impactos negativos e maximizando os benefícios da atividade no destino, podendo torná-lo mais ambiental, social e economicamente sustentável. É importante um planejamento participativo entre órgão público, iniciativa privada, população local e opinião do turista, equilibrando o que se tem a oferecer ao que a demanda necessita.
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