conecte-se conosco

Painel do Turismo

Turismo de Aventura

Aproximação com a natureza e superação de limites

Publicado

em

O turismo de aventura, de acordo com o Ministério do Turismo, “compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo”. Nos últimos anos tem aumentado o fluxo de turistas deste segmento, geralmente praticado e aliado à natureza, e que é uma das tendências do setor.Segundo dados do Ministério do Turismo, os turistas estrangeiros buscam destinos de natureza, ecoturismo e aventura, sendo o segundo maior fator de atração de estrangeiros para o país depois do sol e praia.

As atividades de aventura não necessariamente são sinônimas de perigo. Devem ter os riscos avaliados e controlados, ser orientadas profissionalmente e equipadas com mecanismos de segurança necessários para que o esporte seja radical e proveitoso. São diversas as modalidades praticadas por esses turistas, que buscam as experiências físicas e a adrenalina, sendo: mergulho, caminhada em trilha, mountain bike, hipismo, surf, escalada, canoagem, bodyboard, bóia-cross, exploração de grutas e cavernas. Algumas atividades são mais desafiadoras como: rapel, paraquedismo, motocross, montanhismo, tirolesa, rafting, salto em avião, entre outras.

Quando falamos em esportes radicais ou de aventura, geralmente associamos a atividades altamente perigosas ou impossíveis de serem realizadas. É importante o viajante procurar agências de viagens especializadas nesse segmento, sempre estar acompanhado por um profissional qualificado para a função e utilizar todos os equipamentos de segurança necessários. Deste modo, o visitante aproveita a viagem praticando esporte, conhecendo diversos lugares lindos em meio à natureza, interagindo com outros praticantes, e adquirindo experiências memoráveis e sensação de superação.

O litoral possui diversos atrativos como cachoeiras, rios, montanhas, matas, praias, morros, grutas, excelentes paisagens para a prática recreativa do turismo de aventura.

Continuar lendo
Publicidade