conecte-se conosco

Painel do Turismo

Repensar o Turismo

Dia Mundial do Turismo, a hora é agora para engajar uma mudança e pensar no futuro

Publicado

em

Painel do Turismo

Em 1980, na terceira edição da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), foi instituído o Dia Mundial do Turismo. Esta data foi escolhida por coincidir com um marco mundial importante do setor: o aniversário da adoção dos Estatutos da OMT ocorrido em 27 de setembro de 1970. Além disso, o propósito da instituição da data foi sensibilizar a comunidade mundial sobre a importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico, e da conscientização sobre a contribuição que a indústria do turismo pode dar para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A data é um marco global especial, pois corresponde ao final da alta temporada turística do hemisfério norte e ao começo da temporada no hemisfério sul.

Está em andamento a contagem regressiva para 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, e todo o setor se prepara para a comemoração. Com o tema “Repensar o Turismo” e com foco no futuro, a OMT faz um apelo para que repensemos o crescimento do setor, tanto em dimensão como em relevância, e como nós avançamos com a atividade. Isto sugere uma reflexão de como colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar, reunindo governos, empresas e comunidades locais, em torno de uma visão compartilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Favorecer a materialização do turismo através, do desenvolvimento sustentável dos três pilares do setor: sociocultural, ambiental e econômico; da melhoria na qualidade do atendimento; do fortalecimento do compromisso das empresas turísticas com o destino; do envolvimento das comunidades locais; da cooperação e da profissionalização do setor; do compartilhamento de experiências pessoais e jornadas mostrando o poder transformador do turismo; são atitudes que tornam o turismo mais acessível, os destinos turísticos mais consolidados, as comunidades locais mais contentes e os turistas muito mais satisfeitos.

Publicidade










plugins premium WordPress