conecte-se conosco

Painel do Turismo

Festividades Caiçaras

Agosto, mês do fandango e da culinária em Paranaguá

Publicado

em

Na próxima semana iniciam em Paranaguá duas festividades realizadas pela Prefeitura: a tradicional Festa do Fandango Caiçara e a 1.ª Festa do Marisco.

A 13.ª edição da Festa Nacional do Fandango, com a curadoria da Associação Mandicuera, acontecerá de 26 a 28 de agosto na Ilha dos Valadares, com a presença de grupos de Paranaguá, Guaraqueçaba e estados vizinhos. Haverão exposições, oficinas de técnicas musicais e de dança, mesas de debate sobre os desafios da salvaguarda do fandango caiçara e saberes tradicionais, e a feira gastronômica Ilha dos Paladares servindo barreado, outros pratos típicos caiçaras e as bebidas tradicionais do fandango: mãe cá filha e cataia.

A 1.ª Festa do Marisco acontecerá de 25 de agosto a 11 de setembro no Complexo Turístico Mega Rocio, com a participação dos pescadores das comunidades insulares de Paranaguá, servindo mariscos, peixes, e diversos pratos à base de frutos do mar. Essa culinária caiçara regional tem forte presença dos elementos e iguarias locais que são muito marcantes, desde os peixes da região aos frutos do mar, banana da terra, farinha de mandioca, pupunha, e a panela de barro, aliados as especiarias e aos temperos que dão esse sabor inesquecível.

A culinária caiçara é uma forma de manifestação cultural que traz a história dos sabores e saberes do litoral sul do Rio de Janeiro ao litoral do Paraná, localização que possui diversas vilas de pescadores. Aliado à gastronomia, o estilo de vida caiçara também conta com os batidos e bailados do fandango, a fabricação artesanal dos instrumentos e tamancos, as práticas da pesca e as técnicas artesanais dos pescadores para produzir tarrafas, redes e canoas. 

Essa composição entre a música, a gastronomia, os saberes da pesca e as festividades, é uma forma de promover a preservação desses fazeres e um atrativo para os visitantes, então aproveitem porque as festas do fandango e do marisco estarão imperdíveis.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress