conecte-se conosco

Painel do Turismo

Eventos turísticos

Manifestações culturais que atraem os visitantes

Publicado

em

O interesse das pessoas por eventos culturais tem movimentado a atividade turística, sobretudo a busca por destinos que mantêm vivas suas manifestações populares e festas folclóricas, aliadas aos modos de vida, saberes e fazeres das comunidades locais. Inúmeros eventos são motivadores do fluxo turístico brasileiro e essa movimentação turística tem a vantagem de revitalizar as práticas tradicionais e valorizar os aspectos da cultura popular, para atrair e entreter os turistas que vivenciam experiências mais positivas, participativas, contemplativas e recreativas.

Nesse contexto, o turismo pode contribuir na continuidade dessas festividades, com a valorização da identidade da comunidade e o incremento das receitas. Com elementos inovadores e modernos como celulares e internet, ganham mais força na sua difusão, especialmente nas formas de expressão como música, vestimenta e gastronomia, que compõem as manifestações. É fundamental reconhecer que as festas populares são importantes para economia local e acima de tudo pelos seus aspectos sociais, como a participação e interação comunitárias e o fortalecimento da identidade local.  Não podemos associá-las tão somente à diversão e ao impacto econômico, temos que reconhecer o verdadeiro valor artístico das manifestações e mantê-las como tradição para outras gerações.

Muitos eventos alcançaram proporção nacional e especialmente nesse período o país é marcado por sua maior manifestação popular: o Carnaval. As folias carnavalescas começam bem antes da tradicional festa popular com a organização, ensaios, confecção de fantasias e enredos. Espalhadas pelo país acontecem várias outras realizações alusivas à festa como: desfiles de escolas de samba, trios elétricos, bailes de máscaras, festas de salão, afoxés e frevos. Por ora muitas comemorações de Carnaval estão suspensas para minimizar o impacto sanitário indesejado e poder aproveitar tranquilamente no futuro.

Continuar lendo
Publicidade