conecte-se conosco

Painel do Turismo

Trilha Ecológica

Publicado

em

Painel do Turismo

Uma trilha cheia de encantos na Baía de Paranaguá

As trilhas ecológicas se consolidam a partir dos caminhos que são utilizados tradicionalmente para comunidades se locomoverem, sejam íngremes, planos, largos, estreitos, a céu aberto, na mata fechada ou na beira de rios, o que realmente atrai é a experiência do contato com a natureza, a prática da atividade física e a descoberta de novas comunidades e novas culturas.

Para instituir uma trilha é necessário muito planejamento para garantir o bem estar e a segurança dos caminhantes e quando bem elaborada a trilha pode promover intercâmbio cultural, contato com o meio ambiente e preservação dos recursos naturais. Primeiramente é necessário consultar a comunidade local quanto ao desenvolvimento da trilha e seu envolvimento no receptivo aos usuários, no fornecimento da alimentação e nas informações relevantes, para manter a atividade na trilha de forma permanente.

Na sequência, avaliar a fauna e a flora locais; os obstáculos existentes, como riachos, galhos, troncos; a necessidade de roçada, de drenagem e da implantação de travessias e pontes. Traçar a rota, calcular o tempo, avaliar o grau de dificuldade e declividade do relevo, para definir o público alvo entre trilheiros habituais ou público em geral. Elaborar a sinalização nas comunidades, das distâncias e das características peculiares para propiciar uma trilha informativa, e produzir um material instrutivo quanto a vestimenta mais adequada e o que é importante levar.

Dia 29/05 acontecerá a “Trilha Caiçara Mário Roque” iniciando em Ponta do Ubá passando por São Miguel e encerrando em Piaçaguera, com um almoço típico caiçara. São três comunidades pesqueiras tradicionais localizadas em uma área de proteção ambiental, com o acesso somente via barco e tão charmosas que não temos vontade de ir embora. Amantes de caminhadas na natureza podem entrar em contato com a Barcopar para obter mais informações dessa 1ª edição através do WhatsApp 41 3425-6173. Não percam!