conecte-se conosco

Painel do Turismo

Identidade Visual Turística

Impulsionar um destino pela marca turística

Publicado

em

Identidade Visual Turística

A identidade visual turística tem como base a imagem que destino turístico tem e quer passar. Vemos por aí marcas fortes de destinos, como as das cidades de São de Paulo, Balneário Camboriú e Florianópolis, as de Estados como Paraná, Bahia e Maranhão, e a de países como dos México, Peru, Portugal, Emirados Árabes e a do nosso Brasil. Mas e para quê ter uma marca do destino turístico?

Ter uma marca ou identidade visual do destino turístico faz parte das estratégias de marketing promocional institucional realizada pelos gestores públicos. A marca auxilia o destino definir e alcançar o posicionamento frente ao mercado turístico atual altamente competitivo e aumenta sua notoriedade dispondo desse diferencial de divulgação que favorece a fidelização dos turistas.

Para percebemos o impacto e importância de uma marca turística, Portugal foi considerado o melhor país europeu e terceiro lugar mundial na categoria promoção do turismo, na primeira edição do Country Brand Awards de 2020, em reconhecimento ao trabalho com a marca face ao contexto atual que o país tem realizado, de gestão sanitária frente à Covid 19, transmissão de imagem positiva, e retorno econômico.

Uma identidade marcante e permanente inspirada nas percepções locais possibilita tornar o destino turístico uma referência. A gestão eficiente da marca pode impactar no desenvolvimento da cidade e proporcionar um valor institucional imensurável que é o sentimento de orgulho e pertencimento do próprio morador.

E nesse processo, o trabalho mais gratificante e atrativo é o da difusão da marca: na aplicação no artesanato e nos souvenirs que os turistas levam, como camisetas, canecas, chinelos, porta chaves, sacolas, chapéus; na implantação em letreiros turísticos, na utilização em sites, plotagens em feiras de turismo, guias e mapas turísticos. Quanto mais difundir e usar a marca, mais divulgado o destino será, e consequentemente mais turistas virão.

Por Aline Pschera

Leia também: Produção associada ao turismo

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress