conecte-se conosco

Painel do Turismo

Turismo e Patrimônio

Contato com novas culturas e visitação em edificações e monumentos

Publicado

em

Constitui o patrimônio histórico, os bens cuja conservação sejam de interesse público por seu excepcional valor artístico, bibliográfico ou arqueológico, conforme decreto federal de 1937. A Constituição Federal reconhece, através de tombamento, bens materiais e imateriais como patrimônio, sendo: obras e edificações, conjuntos urbanos de valor histórico e paisagístico, formas de expressão, modos de viver, entre outros. O tombamento também assegura a preservação da identidade e da cultura de uma comunidade. Aloísio Magalhães, designer que inovou as políticas públicas de patrimônio, dizia que “a comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio”.

O Litoral do Paraná é rico em cultura, tem centros históricos que atraem turistas durante o ano todo e atrativos turísticos protegidos em diversas esferas. Em Paranaguá como patrimônio cultural situam-se: Estação Ferroviária, Obras de Poty Lazarotto e Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres; em Antonina, Estação Ferroviária e Igreja de Nossa Senhora do Pilar; em Morretes, Casa Rocha Pombo e Igreja de São Sebastião do Porto de Cima; e em Guaratuba, Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Serra do Mar e a Ilha de Superagüi são reconhecidas como patrimônio natural estadual e a Ilha do Mel como patrimônio natural da humanidade. O fandango caiçara é a manifestação cultural registrada pelo IPHAN como forma de expressão.

O Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná integra municípios do litoral estimulando a divulgação dos seus atrativos. Os centros históricos do litoral favorecem a criação de roteiros turísticos a pé para visitação dos atrativos, e estão envoltos por meios de hospedagem, restaurantes com barreado e frutos do mar, lojas de souvenir e artesanato, que encantam os visitantes. O turista é atraído por história e cultura, e o turismo auxilia através da visitação a conservação do patrimônio e a preservação do modo de vida das comunidades.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress