conecte-se conosco

Painel do Turismo

Turismo Científico

A busca por atrativos que proporcionam mais que lazer

Publicado

em

Painel do Turismo

Pesquisadores de diversas áreas realizam expedições por várias partes do mundo para estudar e contribuir com a produção científica. O Brasil tem ampla oferta de locais apropriados a pesquisas, seja em meio à natureza ou em espaços históricos. No turismo científico os viajantes praticam visitas de campo para estudos históricos, exploração de paisagens, intercâmbios culturais, observação comportamental, viajam em busca de conhecimento, dados técnicos, produção acadêmica, e geralmente vêm acompanhados por um especialista da área.

A experiência da viagem para uso científico já acontece há muito tempo e intensificou nos últimos anos pela necessidade de aproximação com o objeto estudado. Pesquisas documentais para estudar uma personalidade da história, atividades de mergulho para conhecer a biodiversidade aquática, visitas de campo para analisar a formação de uma sociedade ou de um centro urbano, são exemplos.

O Centro Histórico de Paranaguá pode ser considerado um museu a céu aberto, com suas construções e monumentos históricos, arquitetura expressiva e muros artísticos, assim como a baía que possui ampla diversidade biológica para exploração científica. Na cidade existem vários locais que contribuem para essa produção de conhecimento.

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, referência em acervo histórico, divulga a história e a geografia da região e do estado, sendo uma fonte de estudos de diversas áreas do conhecimento para pesquisadores de inúmeros locais. Contém jornais, livros, revistas, documentos, obras, porcelanas, artefatos militares, peças de mobiliário, entre outros.

O Aquário Marinho contribui com a produção de conhecimento científico das novas tecnologias de suporte à vida aquática e da biologia dos animais expostos dos seus mais de 26 recintos. Trabalha a educação ambiental com os visitantes, transmitindo conhecimento sobre a biologia aquática e a defesa do meio ambiente.

Continuar lendo
Publicidade