Connect with us

Painel do Turismo

Turismo e Planejamento

O que aprendemos com a pandemia e o que esperamos para o próximo ano.

Publicado

em

Turismo e Planejamento

Foi desafiador escrever sobre a atividade turística em 2020, mas ao mesmo tempo recompensador. Esse ano foi de “isolamento”, “ficar em casa”, “evitar aglomerações”, “manter distanciamento”, e sabemos como isso foi prejudicial para o turismo, considerado um dos setores mais afetados pela pandemia. 

E o que aprendemos em 2020? Percebemos que tudo é possível. Historicamente, já houveram epidemias, crises econômicas e desastres que abalaram a atividade turística, mas que também demonstraram a sua força em conseguir se recuperar e inovar. Os prestadores de serviços turísticos já têm o hábito de seguir padrões e procedimentos, e para conquistar um turismo organizado, controlado e seguro, manter a qualidade dos serviços e impactar positivamente, foi necessária a elaboração desses protocolos sanitários mais rígidos para colaboradores e clientes, e a contribuição no cumprimento por todos os envolvidos.

As festas de final de ano não acontecerão como gostaríamos, com grandes reuniões em família e amigos, com atrações e shows pirotécnicos. Este Natal e este Réveillon terão significados diferentes, olharemos mais para dentro de nós, cuidaremos das pessoas próximas, e devemos celebrar o recomeço, a renovação e a vida, porque é isso que queremos para 2021.

A perspectiva do turismo para o próximo ano é de ter maior integração entre os agentes turísticos públicos e privados, deixando de lado a competição para dar lugar à cooperação, buscando parcerias para novas oportunidades de negócios, proporcionando ao turista mais opções de lazer que o incentivem a permanecer no Litoral por mais tempo e não somente na alta temporada. Que em 2021 possamos participar mais ativamente no desenvolvimento sustentável do turismo regional, conhecer melhor esse destino, a cadeia de serviços e atrativos, e nos orgulhar do que temos a oferecer.

Leia também: Informações Turísticas