Painel do Turismo

Turismo, História e Religião

As igrejas de Paranaguá e os percursos da fé

Turismo

Turismo

O turismo no litoral é fortemente marcado por história, cultura e religião. A cidade de Paranaguá abriga alguns dos templos religiosos mais antigos do Estado, os quais atraem turistas de diversas regiões, devido ao rico valor histórico, a arquitetura e ao simbolismo religioso.

Anualmente, as igrejas católicas de Paranaguá promovem festas em comemoração às suas devoções sendo duas delas notáveis nesta época: as celebrações a Nossa Senhora do Rosário e a Nossa Senhora do Rocio.

A Catedral Diocesana de Paranaguá é o templo mais antigo no Paraná, datado de 1.578, época do início do povoamento da cidade, construído em estilo colonial e em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Paranaguá, celebrada no dia 7 de outubro.

Em 1813, foi edificada a primeira igreja em devoção a Nossa Senhora do Rocio, e em 1920 foi construído o seu Santuário. Em 1977, a santa foi declarada pelo Papa Paulo VI como Padroeira do Paraná, único Estado brasileiro a ter uma padroeira reconhecida pela Santa Sé. O Paraná celebra sua padroeira no dia 15 de novembro.

Neste ano, as cerimônias religiosas estão acontecendo em um formato diferente do habitual, organizadas para evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, para poder atender o público participante. Ao invés das tradicionais procissões, haverá as carreatas motorizadas, e as celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais abrangendo, assim, mais devotos. 

Em agosto deste ano, aconteceu o 3.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em ambiente virtual. A programação contou com a presença do Reitor do Santuário do Rocio, que falou sobre a importância do Santuário como ícone religioso e histórico para os fiéis do Estado e sobre a movimentação turística promovida no município e no litoral. O ano de 2020 marca o centenário da construção do Santuário da Padroeira do Paraná e contabiliza 207 anos de festas e de uma história em que o turismo tem promovido esse encontro com a fé.

Turismo, História e Religião

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados