Connect with us

Painel do Turismo

Diversificação da Oferta

As ações da retomada do turismo são: apostar nas potencialidades e aproveitar as oportunidades

Publicado

em

Diversificação da Oferta

As pessoas têm evitado viagens em massa, e segundo a OMT a retomada das atividades tem sido marcada pelos destinos de curta distância. O litoral do Paraná tem a vantagem de estar a menos de 100 km do maior polo emissor de visitantes, a capital do estado, e ter uma variedade de opções para atender as necessidades de variados perfis de turista.O litoral possui diversos atrativos naturais, mata atlântica, baías, montanhas, cachoeiras, e é uma tendência o crescimento do ecoturismo. São diversas opções de atividades nesses ambientes como apreciação das paisagens, contemplação da natureza, observação da fauna, repouso, pesquisa e prática de esportes.

Fora dos perímetros urbanos os roteiros turísticos rurais também têm destaque, com a valorização da agricultura familiar, da culinária da roça, das músicas típicas. Há uma aproximação com o meio rural, com as práticas da terra, com produtos autênticos e artesanais, e com os meios de hospedagem temáticos como alternativa de lazer e descanso.

O turismo de base comunitária, com os passeios de canoa,  pesca artesanal, artesanato de cestarias, gastronomia caiçara, é um segmento que se desenvolve e que permite vivências. A própria comunidade é a anfitriã que compartilha seu modo de vida, e para o visitante essa imersão na cultura e preservação das tradições, são experiências inesquecíveis.

Nessa pandemia o turista tem buscado os roteiros mais personalizados, transportes alternativos, uso da tecnologia para escolher seus destinos e planejar suas viagens. A oferta se adapta, diferentes nichos de mercado têm emergido, os prestadores de serviços turísticos têm que diversificar as opções de lazer para satisfazer os clientes, distribuir a demanda e evitar aglomerações, projetando um turismo mais responsável e seguro para turistas e comunidade receptora. É hora de inovar e ter respeito mútuo pelas normas sanitárias vigentes.

Leia também: Graduação em Turismo