conecte-se conosco

Painel do Turismo

ILHA DO MEL – Parte I

Patrimônio natural e destino turístico imperdível

Publicado

em

A vacina e o turismo

Esse paraíso ecológico é o principal atrativo turístico de Paranaguá e um dos mais belos e importantes do Paraná. Cerca de 95% da sua área é composta por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, garantindo o ar primitivo e natural, que evidencia a ilha como destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil. Tem alto valor científico pela vegetação exuberante e pela fauna, que é facilmente observável especialmente pelas espécies de pássaros e botos.

Foi tombada em 1975 pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná visando à proteção da flora e fauna e a preservação dos aspectos naturais, históricos, arquitetônicos e paisagísticos, e dos hábitos tradicionais da culinária tradicional, da prática da pesca e da dança de fandango. 

A Ilha do Mel faz parte de um trecho da Mata Atlântica brasileira, declarada pela Unesco, em 1991 como Reserva da Biosfera e, em 1999 como Patrimônio Natural Mundial, e possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual. A visitação é ordenada pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, o que auxilia na sua preservação e sustentabilidade. O acesso à ilha se dá somente via barco por Paranaguá ou Pontal do Paraná, não sendo permitidos veículos motorizados do seu interior.

Com uma superfície de 2762 hectares e aproximadamente de 35 km de praias e formações rochosas, possui cinco áreas de vila: Fortaleza, Nova Brasília, Farol, Encantadas e Praia Grande, além do território tradicional da Ponta Oeste. Tem diversas praias e as principais são: Brasília, Encantadas, do Limoeiro, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste.

É uma ilha paradisíaca repleta de atrativos, de histórias e de lendas que os nativos e os guias de turismo adoram contar e que proporcionam ao visitante uma verdadeira experiência memorável.  E como diz um grande amigo, é a MaravILHA DO MEL.

Fonte: minha.paragua.pr.gov.br

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress