conecte-se conosco

Painel do Turismo

Turismo Cultural

Atividade que auxilia a valorizar os bens materiais e imateriais da cultura

Publicado

em

Painel do Turismo

O homem sempre foi impulsionado a viajar, por necessidade ou por vontade de conhecer novas terras. As viagens de interesse cultural nasceram na Europa, quando os aristocratas começaram a se deslocar para conhecer os sítios históricos e arqueológicos que inspiravam artistas como Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Os patrimônios históricos e culturais expressam a memória e a identidade dos povos e facilitar o acesso ao usufruto desses bens culturais, aos moradores e turistas, é valorizar, preservar e reconhecer a importância da cultura.

São diversos os bens culturais que se tornam atrações aos turistas: edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, monumentos, ruínas, museus, casas de cultura, teatros, etc. Outra forma de conhecer a cultura é a participação em manifestações culturais locais temporárias como eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros. A cultura possibilita proporcionar ao visitante, integração e experiências positivas com a cultura local tanto na visitação aos atrativos culturais como na participação desses eventos.

Novos produtos turísticos culturais, como vivência em comunidades tradicionais, vêm ampliando as possibilidades de motivar os turistas. De acordo com o anuário estatístico do Ministério do Turismo, o turismo cultural está na 3ª posição no ranking de motivação da demanda turística internacional em viagens a lazer pelo país. Ao turismo cultural ainda podem ser incorporados outros segmentos que integram essa motivação pela cultural local e pelo destino turístico como: turismo religioso, turismo étnico, turismo esotérico, turismo cinematográfico, turismo gastronômico, turismo ferroviário, turismo arqueológico e enoturismo. Paranaguá possui diversas atrações turísticas culturais, desde o Centro Histórico tombado ao fandango caiçara, que os turistas adoram conhecer.

Continuar lendo
Publicidade