conecte-se conosco

Painel do Turismo

Viajar de bicicleta

O cicloturismo une lazer, mobilidade, interação, qualidade de vida, economia e sustentabilidade

Publicado

em

O cicloturismo é uma experiência que intensificou durante a pandemia como uma alternativa mais individualizada. Pela bicicleta o turista pode conhecer os lugares pelo trajeto, bem como os do destino final da viagem. Às vezes o turista chega no destino por outro transporte, mas leva ou aluga uma bicicleta para conhecer os atrativos da cidade, contemplar as belezas naturais, e praticar a atividade.

O cicloturista pode fazer uma viagem bate e volta de curta distância, ou ficar dias pedalando. Pode viajar sozinho, ou em grupos, tornando a viagem mais interativa. Procura meios de hospedagem equipados com facilidades no ramo: bicicletários seguros, suporte para manutenção e lavagem de bicicletas e parcerias com lojas de produtos personalizados.

A bicicleta é considerada um meio de transporte saudável, que proporciona economia de tempo e dinheiro, auxilia na redução de emissão gases poluentes, e contribui para uma mobilidade urbana mais eficiente. Cidades já incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer para o morador e o visitante, prevendo ações de infraestrutura cicloviária no planejamento urbano: ciclofaixas, ciclorrotas, faixas de travessia, vias compartilhadas e calmas.

O Guia Brasileiro de Sinalização Turística orienta como ter uma boa sinalização turística para o cicloturista, conectando área urbana a natural, indicando direções e distâncias entre atrativos e serviços turísticos, passando por ruas arborizadas e com a pavimentação em boas condições.

Pedalar pela cidade, área rural, área verde, ou em uma trilha nas montanhas, o importante é todo cicloturista saber o grau de dificuldade do lugar que irá visitar. Nessa modalidade é necessário que se tome precauções antecipadas para evitar contratempos durante a viagem, certificando-se que a bicicleta esteja com a manutenção em dia e seja confortável para proporcionar uma experiência tranquila.

Continuar lendo
Publicidade