Esperançar

Competências socioemocionais em meio a pandemia do Coronavírus

O isolamento social requer a necessidade de nos organizarmos, além dos nossos afazeres, mas emocionalmente, considerando essa nova perspectiva de vida, tanto a equipe pedagógica quanto educandos além da responsabilidade ...

Competências socioemocionais em meio a pandemia do Coronavírus

Competências socioemocionais em meio a pandemia do Coronavírus

O isolamento social requer a necessidade de nos organizarmos, além dos nossos afazeres, mas emocionalmente, considerando essa nova perspectiva de vida, tanto a equipe pedagógica quanto educandos além da responsabilidade com o ensino-aprendizagem, fazem-se necessário a gestão das emoções, estamos em um mar com embarcações e condições diferentes, ambientes distintos para trabalho do que estamos acostumados, multitarefas reunidas, a gestão familiar e profissional no mesmo local. Pode ser uma oportunidade de descobrir novas metodologias, mas também um imenso desafio. 

Alguns autores referenciam a necessidade de “exercitar a empatia; em poucas palavras: a capacidade de se colocar no lugar do outro. O acolhimento; em primeiro lugar, acolha-se! Permitindo assim que o outro se aproxime. Confiança Mútua: Geração de confiança entre os pares. Menos críticas: Não é momento de julgar é um momento de auto perdão. Menos conflitos: É hora de sermos compassivos e cordiais. Mais conhecimento e experiências: Podemos compartilhar o conhecimento que adquirimos nesse momento de isolamento, desenvolvendo trocas de saberes. (BRASIL, 2021)

O tempo em que estamos vivenciando traz medos, insegurança, incertezas nos deixando sem defesas concretas de como enfrentar esse desafio. Nos foi ensinado desde a infância a abraçar, beijar, a acolher, a viver em sociedade, promover alegria, companheirismo, somos seres sociáveis e hoje, esses mesmos ensinamentos são barrados como atos de perigo contra a vida. Precisamos descobrir como nos manter próximos sem estar tão próximos.

Precisamos hoje, além das questões pedagógicas e curriculares, pensar em estratégias para as relações humanas, fortalecer o cuidado, as competências emocionais, para vencermos esse processo tão complexo que é essa Pandemia.

Vamos nos cuidar e cuidar de quem amamos.

Leia também: Volta às aulas presenciais e vacina contra a COVID-19?

Você também poderá gostar

Competências socioemocionais em meio a pandemia do Coronavírus

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.