conecte-se conosco

Segurança

GCM orienta cidadãos para prevenção de roubos e furtos em locais públicos

GCM está presente em todos os eventos na Praça Mário Roque e destaca que algumas orientações simples pelos cidadãos podem evitar incidência de roubos e furtos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

Fabiano Martins de Carvalho, destaca a presença contínua das autoridades de segurança

Nos últimos meses, a Praça de Eventos Mário Roque, local central de Paranaguá, tem sido palco de inúmeros eventos que atraem milhares de turistas e moradores na cidade para o espaço público. Com o aumento no número de aglomeração de pessoas, há a preocupação no reforço da segurança pública, com presença contínua de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o comandante geral da GCM, Fabiano Martins de Carvalho, além da presença contínua dos guardas civis municipais para o combate à criminalidade, algo que ocorrerá também neste fim de semana, sexta-feira, 3, sábado, 4, e domingo, 5, no 19.º PARANAGUÁMOTOS, a população pode tomar alguns cuidados para prevenir a incidência de roubos e furtos em locais públicos.

De acordo com o comandante Fabiano Martins de Carvalho, desde a Festa da Tainha, passando pela Feira das Nações e agora chegando à 19.ª edição do PARANAGUÁMOTOS, a GCM está realizando uma operação contínua de segurança na Praça Mário Roque, com equipes de viatura de área. “São equipes de policiamento convencional da GCM e da elite da Guarda, que é a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). São cinco viaturas presentes aqui na praça, um efetivo de 24 GCMs diariamente fazendo o policiamento aqui na praça e nos arredores após os shows e eventos”, explica.

Segundo o comandante da GCM, as orientações são de que a população tome algumas providências para prevenir a criminalidade nestes locais de grande aglomeração de pessoas. “Aconselhamos que venham em mais de três a quatro pessoas, evitem andar sozinhos, não venham com celular à mostra ou nas mãos, pois isso chama a atenção de pessoas mal-intencionadas. Celular hoje é o artigo mais furtado na área central e é o que mais tem comércio ilícito”, explica Martins. “Às mulheres, orientamos que deixem a bolsa sempre à frente, nunca atrás. Evitar andar com dinheiro e carteira na mão, pois isso facilita a ação dos marginais”, complementa.

CONDUTORES DE VEÍCULOS

Outra orientação concedida pela GCM é para os moradores e turistas que vão aos eventos na Praça Mário Roque e deixam os seus veículos estacionados no Centro Histórico. “Sempre se deve evitar de se deixar à vista no painel do veículo celular ou qualquer bem. Na semana passada, tivemos uma ocorrência na Rua Faria Sobrinho, no Centro, em que o celular estava em cima do painel do veículo e o assaltante não pensou duas vezes em quebrar o para-brisa para furtar o celular. Infelizmente, a ação dos marginais a cada dia é mais ousada”, finaliza o comandante da GCM. É válido ressaltar que o responsável por este furto foi preso pela Polícia Militar na mesma semana da ocorrência, após ter sido detido por populares. 

Continuar lendo
Publicidade