Connect with us

Religiosidade

Papa Francisco recebe Bispo de Paranaguá e é presenteado com Imagem de Nossa Senhora do Rocio

“Foi emocionante visitar o Papa pela primeira vez. Ao completar 10 anos de ordenação episcopal considero este um grandioso presente”, destaca Dom Edmar Peron (Foto: Vatican News)

Publicado

em

Encontro aconteceu no Vaticano nesta segunda-feira, 24, e fez parte da “Visita Ad Limina Apostulorum”

O Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, esteve na manhã desta segunda-feira, 24, juntamente com os demais bispos do Paraná, em audiência especial com o Papa Francisco. A visita durou mais de três horas e foi o ponto principal da Visita “Ad Limina” ocorrida no Vaticano. No encontro, Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), entregou uma Imagem de Nossa Senhora do Rocio e, junto com Dom Edmar, conversou com o Papa sobre o trabalho realizado pela Diocese de Paranaguá em todo o litoral do Paraná, bem como atuação da CNBB no Paraná.

Dom Edmar Peron contou que a visita foi um momento marcante. “Foi emocionante visitar o Papa pela primeira vez. Ao completar 10 anos de ordenação episcopal considero este um grandioso presente”, destaca. O Bispo acrescentou que a conversa foi agradável e oportunizou aos bispos apresentarem os principais trabalhos desenvolvidos nas suas dioceses ou áreas de atuação, como no caso dele, a Liturgia. 

“O presente que o Papa recebeu foi a Imagem de Nossa Senhora do Rocio, por ser Ela a padroeira oficial do estado e uma devoção mariana muito antiga “nascida” dentro do território paranaense”, ressalta Dom Edmar, destacando que a Mãe do Rocio foi o presente da Regional Sul II (CNBB Paraná) escolhido para ser entregue ao Santo Padre no final da visita.

 

Sobre a "Visita Ad Limina Apostulorum"

Os bispos das 18 Dioceses do Estado (Igreja Católica) e duas Eparquias (Igreja Ucraniana) estão em Roma desde o dia 17 onde fazem a chamada 'Visita Ad Limina Apostulorum' (Foto: Vatican News)

"Os bispos das 18 Dioceses do Estado (Igreja Católica) e duas Eparquias (Igreja Ucraniana) estão em Roma desde o dia 17 onde fazem a chamada 'Visita Ad Limina Apostulorum'. A atividade prevista pelo Código de Direito Canônico, propõe que os bispos, organizados por regionais ou países, realizem preferencialmente a cada cinco anos esta peregrinação para manifestar a comunhão com o Papa e revigorar a fé, firmando sua própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos", afirma a Pascom da Diocese de Paranaguá.

"Em português, a tradução do nome 'No limiar dos apóstolos', mostra que os bispos, sucessores dos apóstolos, estão em Roma, no limiar, na soleira, às portas das basílicas dos apóstolos (Pedro e Paulo), presidida pelo sucessor de São Pedro, que é o Papa Francisco. Com uma programação intensa de celebrações, orações, reuniões de trabalho, estudos e passeios os Bispos peregrinam pela Diocese de Roma, que é a sede Igreja Católica no mundo. O encontro com o Papa é o momento mais esperado por todos", finaliza a assessoria.

Com informações da Pascom Diocese de Paranaguá
 

Continuar lendo