conecte-se conosco

Natal 2020

Memórias que ficam: família conta como passa o significado do Natal aos filhos

Momento é de construção de lembranças para as crianças

Publicado

em

As comemorações de Natal em família são capazes de criar memórias que ficam para toda a vida. As lembranças que as crianças levam deste momento de união familiar e o que aprendem sobre o real significado da data dependem muito da disposição dos pais em passar esses ensinamentos.

Para Bianca Neves Antunes, mãe de Levi, de um ano, e Ester, de cinco, e o esposo Tiago Antunes, assumiram esse compromisso de criar momentos especiais no Natal e fazer com que a data seja lembrada com afeto.

Por isso, neste ano, a celebração de Natal, mesmo com número reduzido de pessoas em função da pandemia, não passará em branco. “Ainda não definimos o que faremos no Natal, mas, como em todos os anos, passaremos em família, neste ano com alguns cuidados especiais em função da pandemia, mas mesmo em número reduzido, iremos celebrar essa data tão importante para nós”, disse Bianca.

O objetivo é construir boas memórias desse momento carregado de significado.

“As minhas lembranças de Natal na infância são muito legais. Sempre foi valorizada na nossa casa a comemoração dessa data em família, então era o dia em que todos nos arrumávamos, nos reuníamos, com a mesa farta, fazíamos a oração do Natal, e assim comemorávamos. Eu sempre gostei de Natal e Ano-Novo por esse momento de estarmos reunidos. Acredito sim que é uma data a ser comemorada em família e esse reunir a família marcou a minha infância e quero que marque a deles também”, destacou Bianca.

Ela afirma que depois de adulta compreendeu ainda mais a importância da data. “O que simboliza o Natal é a alegria e a paz que o nascimento de Jesus nos traz. E é isso que passamos em casa para os nossos filhos. Os presentes fazem parte do Natal e da nossa cultura, porém enfatizamos com eles que não é o mais importante. Para nós, o mais importante é o que de fato o Natal representa: o nascimento de Jesus, Daquele que nos amou até o fim”, relatou Bianca.

O que simboliza o Natal é a alegria e a paz que o nascimento de Jesus nos traz. Isso que fica na maemória

Real sentido do Natal

Eles encontraram algumas maneiras de envolver os filhos nesse aprendizado de forma lúdica. “Durante todo o mês de dezembro fazemos algum desafio relacionado ao Natal com a nossa filha mais velha, que hoje está com cinco anos. O mais novo, de um ano, ainda não entende muito, mas com ela lemos trechos curtos da Bíblia, assistimos desenhos que contam sobre o nascimento de Jesus, e isso a ajuda a entender sobre o real sentido do Natal”, relatou Bianca.

A família também criou um desafio para ajudar nesse processo. “Neste ano fizemos uma árvore de Natal diferente, cada bolinha da árvore faz menção a uma história da Bíblia e a última bolinha fala sobre o nascimento de Jesus. Essas estratégias nos ajudam a mostrar a eles o que de fato comemoramos e o amor que temos por Jesus”, contou Bianca. 

De acordo com ela, construir esses momentos vai muito além da religião. “A comemoração do Natal vai além de religião, é comemorar o nascimento de alguém que marcou a história ao ponto de dividi-la em períodos antes e depois de Cristo”, finalizou Bianca.

Leia também: Natal em tempos de pandemia e reforço do simbolismo religioso