conecte-se conosco
Fotos: Divulgação

Natal 2021

37.ª edição do Natal no Mato distribuiu mais de mil brinquedos

Crianças da zona rural do litoral aguardam todo ano o Papai Noel

Publicado

em

No fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro, aconteceu a 37.ª edição do Natal no Mato. O evento é realizado desde 1985 por Jorge Cancella, juntamente com o Moto Clube Paranaguá e demais voluntários.

O objetivo é alegrar o Natal das crianças que moram na zona rural do litoral através da doação de brinquedos. Neste ano, a campanha contou com 45 voluntários e distribuição de mais de mil presentes.

Houve a distribuição de mais de mil presentes para as crianças na área rural

A largada foi da própria sede do Moto Clube Paranaguá, no Aeroparque, e percorreu as ruas da cidade e em seguida seguiu em direção às trilhas do litoral do Paraná, onde há famílias em situação de vulnerabilidade social e que todo ano aguardam a chegada do Papai Noel.

“Dividimos em dois dias, sábado e domingo, e ao todo foram quatro equipes percorrendo a Colônia Maria Luiza, Quintilha, Colônia Santa Cruz e Morro Inglês. As equipes seguiram para a Estrada de Saquarema, Itaperuçu, Km 35, Rota 66, Sarapiá e Estrada do Anhaia. Acessando a Estrada de Morretes, as equipes se encontram no Campo do Sambaqui e com fogos e muita festa acontece a entrega dos presentes para as crianças que já ficam no local esperando. Daí por diante, os grupos seguem nas trilhas e localidades de Morretes. No domingo, a entrega aconteceu na região de Limeira”, contou Jorge Cancella, idealizador do Natal no Mato.

O evento é realizado desde 1985 por Jorge Cancella juntamente com o Moto Clube Paranaguá e demais voluntários

O Natal no Mato começou por acaso, foi aumentando e hoje já virou uma tradição com 37 edições realizadas no litoral. Cancella tem uma vida dedicada a duas grandes paixões: o motociclismo de trilhas e as ações sociais na época do Natal.

“A cada ano a gente tem uma sensação diferente, seja com pessoas novas que participam ou outros que estão retornando. Eu tenho percebido que nessa nova geração de amigos, que tem ciclistas que foram chegando e tomando gosto. É um evento que dá muita emoção, a gente poder entregar brinquedo para as crianças, é algo fantástico. Só quem participou para repassar a sensação que viveu e existem situações bem atípicas, como, por exemplo, uma senhora que queria ganhar uma bonequinha e o pessoal foi lá, levou e registrou esse momento, só de eu lembrar já me emociono. Só tenho gratidão a Deus por nos dar essa vontade, determinação, superação e, principalmente, muita gratidão aos parceiros. Estou muito feliz de ter realizado esse evento”, destacou Cancella.

As crianças ficam na porta das suas residências desde cedo, aguardando a chegada dos motociclistas. Em todos esses anos, muitas histórias foram ouvidas de moradores que, quando criança, receberam presentes do grupo, e hoje quem recebem são seus filhos.

O evento é tradicional na zona rural e nas trilhas do litoral do Paraná. Todos os anos, as crianças e toda família aguardam os motociclistas, ciclistas e voluntários, pois sabem que eles irão aparecer para fazer o Natal mais alegre e feliz.

“Muita gratidão a Deus, aos amigos que colaboraram, alguns colegas empresários, outros amigos de profissão humilde e até colegas de Curitiba que vieram para participar do evento. Nesse ano tivemos tempo bom para acessarmos as trilhas, o pessoal bastante animado. Tempos atrás eu ficava apreensivo com o resultado do evento, mas agora com todos sabendo o trajeto e o que fazer aí facilita muito. Então, vamos continuar com esse evento e cada vez mais se esforçando para ter um resultado positivo. O sorriso e a alegria da criança não tem preço”, finalizou Cancella.

O grupo seguirá com esse propósito de fazer o bem ano a ano nas localidades de difícil acesso e pelas trilhas do litoral, seja de motocicleta, bicicleta ou até mesmo, em alguns trechos, a pé.