Connect with us

Educação

Jovens destacam importância de programa que une estudo e trabalho

Formação profissional é valiosa para o crescimento do estudante

Publicado

em

O Programa Aprendiz, realizado pelo Centro de Integração Escola Empresa (CIEE), oferece aos jovens oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Nesta ação, que respeita a condição de o aluno ser uma pessoa em desenvolvimento e garante seus direitos trabalhistas e previdenciários, o programa contribui para que as empresas formem mão de obra qualificada. Em síntese, o programa assegura a formação técnico-profissional e é constituída por aprendizagem prática e teórica, desenvolvidas de maneira simultânea, as quais são compatíveis com o horário de estudo do Ensino Regular do aluno participante.

De acordo com a direção do CIEE em Paranaguá, os cursos vigentes são os de Aprendizagem em Serviços Administrativos e Serviços Comerciais e Varejo. “Os cursos têm duração de 16 meses, dependendo da programação pré-estabelecida e em conformidade com a legislação”, lembra a coordenadora do CIEE local, Maria Madalena Ferreira Machado Calado.

Os resultados do programa foram avaliados por alguns estudantes, como Mayara Ferreira Aurélio, da turma número 11 de Aprendizagem em Serviços Administrativos. Segundo ela, poder participar de um programa do qual muitos estudantes querem fazer parte é um privilégio para poucos. “Além da oportunidade de trabalhar em uma empresa, posso contar com um curso de aprendizagem que irá me acompanhar durante toda minha carreira profissional, proporcionando uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente”, observou a jovem.

Para Ádylle Siqueira Veronez, da turma 12 de Aprendizagem em Serviços Administrativos, o programa é excelente, pois os jovens passam a ganhar muita experiência e responsabilidade para ingressar em alguma empresa. “O menor já entra com alguma noção na empresa e adquire experiência ao longo do tempo”, comentou.

O jovem, Lucas Cardoso Matilde, da turma 14 de Aprendizagem em Serviços Administrativos, ressaltou que o programa Menor Aprendiz mudou sua forma de pensar. “O Programa Aprendiz está me dando uma oportunidade única, pois ele ajudou a abrir minha mente, antes eu ficava na rua sem fazer nada, e agora eu sou um aprendiz feliz, ganho meu próprio dinheiro e de uma forma honesta, muitos não têm o privilégio ou a oportunidade que eu tenho, por isso cada dia que passa eu tento dar o meu melhor, lutando no curso e na empresa”, finalizou.

Continuar lendo