conecte-se conosco

Religiosidade

A ampliação da devoção à Mãe do Rocio no Paraná e no Brasil

Missas, novenas, procissões e shows contam com alta presença de fiéis de locais do Paraná, do Brasil e até mesmo da América Latina

Publicado

em

Foto: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio/Divulgação

Iniciado em 4 de novembro, a 210.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, demonstrou claramente o motivo de ser a maior festividade religiosa do sul do Brasil com milhares de fiéis presentes no evento turístico e religioso que vai até 19 de novembro. Com missas, novenas, shows, área gastronômica, show de prêmios, espaço comercial e ampla organização em um Santuário do Rocio revitalizado, com praças reformadas e estrutura de segurança e atendimento de emergência, o evento é muito mais do que se pode ver, seu alcance vai além, trazendo consigo a ampliação da devoção à Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, para municípios em todo o Paraná e Brasil e até mesmo países estrangeiros.

Segundo o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, os primeiros dias do novenário deste ano já demonstraram que a festa teria uma alta participação de devotos em 2023, algo que prosseguiu nas missas, estrutura festiva, shows e outras atrações. “Essa festa é muito especial, de número 210, mais de dois séculos de devoção à Nossa Senhora do Rocio com a festa oficial. Estamos muito felizes, porque neste ano ela está acontecendo completa, tivemos aí o período de pandemia e no ano passado todo o problema com a Serra do Mar que estava interditada por causa das obras e neste ano está livre”, ressalta o reitor.

De acordo com padre Dirson, além da presença física de fiéis nas novenas e missas, é importante também a transmissão de toda a programação religiosa pelas redes sociais do Santuário do Rocio no Facebook e no canal do Youtube “TV Rocio”, das 18 dioceses do Paraná , bem como por emissoras de televisão católicas (TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Evangelizar), algo que reflete também o investimento do próprio Santuário no setor de comunicação. “Isso é bom, porque assim Nossa Senhora do Rocio é conhecida cada vez mais, vai ampliando o número de devotos, saindo somente do seu entorno normal que é o Paraná”, salienta.

“Nos últimos anos investimos muito em comunicação do Santuário do Rocio com as nossas redes sociais, o nosso canal no Youtube, a revista mensal, mas além disso temos também feito parceria com as redes sociais das 18 dioceses do Paraná, como é uma Santa estadual isso abre para a gente esta oportunidade. Além disso, temos as novenas toda sexta-feira transmitidas por um canal católico a nível nacional, levando a mensagem da Mãe do Rocio para bem longe. Agora na festa estamos tendo a transmissão dos três canais católicos do Brasil que é a TV Aparecida, TV Pai Eterno e da TV Evangelizar e, na quarta-feira, 15, feriado de Nossa Senhora do Rocio, todos esses canais estarão aqui ao vivo o dia todo, isso dá uma abrangência muito maior para a festa, além dos veículos de comunicação de Paranaguá, que são também essenciais”, afirma o reitor.

Reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, ressalta investimento em comunicação levando Nossa Senhora do Rocio para cada vez mais municípios e estados por redes sociais e canais católicos (Foto: Divulgação)

Procissões

De acordo com o padre Dirson, as procissões são momentos extremamente bonitos e de muita fé diante de Nossa Senhora do Rocio, destacando a Cavalgada da Fé com mais de 100 cavaleiros, a Moto Romaria com mais de 180 motocicletas e 50 motoclubes, a Procissão das Crianças, a Procissão Motorizada com centenas de veículos e a 19.ª Procissão Marítima, extremamente tradicional, bem como a Procissão Ciclística. “Isso sem falar das nossas duas grandes procissões, que é a 210.ª Procissão de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral e a Procissão Luminosa do Retorno, da Catedral até o Santuário, na quinta-feira, 16”, frisa, salientando que milhares de pessoas deverão participar das procissões.

Apoio necessário e mensagem aos fiéis

Segundo o padre Dirson Gonçalves, é essencial que os fiéis adquiram produtos na loja oficial do Santuário do Rocio, onde toda a renda obtida é para manter a atuação do Santuário. “Outra coisa tão importante quanto a loja é a promoção de prêmios, onde nós temos aí cinco prêmios valiosos: R$ 2 mil, R$ 3 mil, uma televisão de 55 polegadas, uma motocicleta zero quilômetro e um carro, um Renault Kwid. Essa promoção de prêmios é fundamental. Se você já comprou uma cartela, compre mais uma e se puder pegar um bloco inteiro e ajudar a vender, isso colabora muito conosco”, ressalta.

“Que todos venham para a Festa do Rocio, está tudo muito bonito, o entorno do Santuário do Rocio, a praça. Conseguimos fazer a pintura das casas do complexo do Rocio, está tudo novo, reformamos a Gruta das Velas e a Sala dos Milagres, temos uma exposição dos mantos antigos. Tem muita coisa bonita para o pessoal fazer aqui na Festa do Rocio com a família e amigos, então passem aqui”, finaliza o reitor.

plugins premium WordPress