conecte-se conosco

Religiosidade

Tema, data e cartaz da Festa do Rocio 2024 são definidos

“Mãe do Rocio, revela-nos a luz do mundo” será o tema do ano que vem

Publicado

em

Foto: Santuário do Rocio

A 211.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio já tem tema, data e arte do cartaz de divulgação definidos. Com o tema “Mãe do Rocio, revela-nos a luz do mundo”, a festividade acontecerá dos dias 6 a 15 de novembro, com uma ampla programação de missas, novenas, procissões, visitas, além da parte social com barracas, parques e shows. 

A temática das festividades dos próximos anos terá relação com os Mistérios do Rosário: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos em preparação para o Jubileu de Ouro que celebra os 50 anos de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná. Na edição da 210.ª Festa Estadual foram meditados os mistérios gozosos. 

De acordo com Varseli Correia, coordenadora da Pastoral da Educação, a escolha do tema surgiu a partir do trecho da justificativa de São João Paulo II ao criar os mistérios luminosos. “Ele percebeu nos Mistérios Luminosos uma forma de ajudar os fiéis a entrarem mais a fundo na vida de Jesus e uma ‘verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de regozijo e de luz, de dor e de glória’. Como a primeira ideia seria nós -devotos- falando com Maria, pensei, usando palavras de João Paulo: ‘Mãe do Rocio, mostra-nos a Luz, coração de Cristo, abismo de dor e de glória’, adaptando e resumindo chegamos ao tema ‘Mãe do Rocio, dai-nos a Luz, o Cristo Jesus!’ Usando o verbo “revelar”, pois os mistérios luminosos trata-se de uma revelação de que é o Cristo: ‘Mãe do Rocio, revela-nos o Cristo Jesus, Luz do mundo’, explicou. 

Explicação do designer 

Apresentação do design ocorreu na noite da quinta-feira, 16, no Santuário do Rocio (Foto: Santuário do Rocio)

O profissional responsável pela  arte, Valdinei Cunha, explicou o processo de criação da peça, o uso das cores e fontes.  “Mundo sem Cristo é um mundo escuro, mas através da oração a Nossa Senhora, Ela nos ajuda a encontrar a luz do mundo que é Jesus.  A tipografia de linha Templária remete às escrituras sagradas, principalmente, os evangelhos que relatam a vida de Cristo”, disse. 

Conforme a explicação, a base do cartaz em tom escuro representa a escuridão da vida sem a luz de Cristo. Já a parte superior da arte, em tons mais claros, mostram que a oração é o caminho para encontrar a graça de Deus.  Em destaque, o designer insere Nossa Senhora do Rocio como intercessora e que, por meio Dela, é revelada a Luz de Cristo. Já a parte superior da arte, em tons mais claros, mostram que a oração é o caminho para encontrar a graça de Deus.

 

Fonte: Santuário do Rocio

plugins premium WordPress