conecte-se conosco

Entrevista

Secretária de Educação fala sobre desafios do ensino em tempos de pandemia

Tenile Xavier ressalta o comprometimento da equipe do município

Publicado

em

Tenile do Rocio Xavier é natural de Paranaguá e sempre esteve envolvida com a Educação. Na infância, sonhava em ser professora e conquistou seu objetivo com muita dedicação.

Ela foi além, e no dia 6 abril deste ano passou a exercer o cargo de secretária Municipal de Educação. Naquela data, as aulas na rede municipal já estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19.

Apesar de ser um momento marcado por desafios, a profissional possui um currículo marcado por superações em seu trabalho. Isso porque Tenile tem uma vida voltada à Educação, de professora à coordenadora pedagógica, e ainda coordenadora de Projetos Educacionais na rede municipal e superintendente de Planejamento Educacional.

A experiência contribuiu para a formação de uma profissional com visão ampla no setor educacional. É sobre as atividades na educação que ela fala nesta entrevista. Confira:

Folha do Litoral News: Como iniciou sua trajetória na Educação?

Tenile: A minha trajetória iniciou na infância, porque eu sempre tive o sonho de ser professora. Minha primeira experiência profissional na educação foi como professora na Escola Municipal José de Anchieta, onde tive a oportunidade também de trabalhar como coordenadora pedagógica. Em 2015, fui convidada a integrar a equipe da Secretaria Municipal de Educação, coordenando o setor de Projetos Educacionais. Segui na atual gestão, assumindo a Superintendência de Planejamento Educacional e, neste momento, estou secretária de Educação.

Folha do Litoral News: Quais os maiores desafios para administrar o setor educacional em Paranaguá?

Tenile: Os desafios são muitos, mas acreditar que uma educação pública de qualidade é possível é o que tem me movido. Pensar que é uma missão dar continuidade a um trabalho iniciado com a gestão Marcelo Roque de muito trabalho, conquistas e avanços em estrutura e qualidade no atendimento aos nossos alunos é o maior desafio. No entanto, tenho uma equipe muito competente e comprometida com a educação.

Folha do Litoral News: Você assumiu justamente em um momento de pandemia. Como estão ocorrendo as aulas?

Tenile: Em um primeiro momento, a equipe técnica da Secretaria construiu para rede municipal cadernos de atividades de maneira complementar, para que nossos alunos não perdessem o contato com as atividades escolares. Após pareceres dos Conselhos Nacionais e Estaduais de Educação, buscamos junto ao Conselho Municipal de Educação a melhor maneira de atendermos nossos alunos nesse momento de pandemia. Nossos professores estão entregando atividades físicas aos pais ou responsáveis dos nossos alunos e realizando atendimentos com explicações e orientações de maneira remota. Em parceira com a Secretaria Municipal de Comunicação, desenvolvemos o Mundo Ludi, que é um programa apresentado por três professores da Rede Municipal atuando como arte-educadores. O objetivo do programa é que a criança aprenda de maneira lúdica. Toda a base pedagógica do programa é construída e supervisionada pela equipe da Semedi, bem como, embasada pelo Currículo Municipal e a Base Nacional Comum Curricular.

Folha do Litoral News: A participação dos estudantes tem correspondido às expectativas?

Tenile: Em visita às escolas nossos professores nos relataram que todo o atendimento tem sido satisfatório assim como a participação dos familiares.

Folha do Litoral News: Existe a possibilidade das aulas presenciais retornarem ainda neste ano?

Tenile: Desde o momento de suspensão das aulas, já começamos com as ações para que os alunos não perdessem o vínculo com as instituições de ensino, como o caderno de atividades, o Mundo Ludi e as ações remotas e também trabalhamos com as previsões de retorno. Estamos seguindo neste momento com previsões para agosto, porém, aguardamos o andamento da pandemia. Retornaremos quando pudermos garantir a segurança das nossas crianças e profissionais.

Folha do Litoral News:   A educação em Paranaguá é composta por escolas na zona urbana, nas ilhas e colônias. Como é gerenciar esses setores tão diferentes?

Tenile: Um desafio! Hoje são 74 instituições, sendo que 15 estão localizadas nas ilhas e colônias. Além da localização, há a especificidade da comunidade, que deve ser respeitada. Contamos com a dedicação e o trabalho de aproximação entre família e escola, que é realizado excelentemente pelos profissionais da educação.

Folha do Litoral News: DEixe sua mensagem para os pais, professores, alunos e comunidade escolar

Tenile: Estamos vivendo um momento atípico, não esperávamos passar por uma pandemia e muito menos suspender as aulas. A educação está se reinventando. Então aproveito para agradecer a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação todo empenho e dedicação durante essa situação. Espero que tudo isso passe logo e em breve possamos estar todos juntos em nossas instituições!

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress