conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela ONU, liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Publicado

em

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela ONU, liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Foi instaurado no ano de 1972 e tornou-se o dia de celebração do nosso meio ambiente. Algumas prioridades deste programa são os aspectos ambientais das catástrofes e conflitos, a gestão dos ecossistemas, a governança ambiental, as substâncias nocivas, a eficiência dos recursos e as mudanças climáticas.

No entanto, o movimento ambiental começou séculos atrás, através dos poetas românticos, que exaltavam belezas da natureza, ou com escritores que pregavam a vida simples com o contato com a natureza, e, entre outros mais recentes, com a era nuclear que fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação.

No Brasil, temos as lendas indígenas que ilustram a preocupação com o meio ambiente. Romário Martins no Livro das Árvores do Paraná cita que o protetor da floresta e da caça entre os tupis era Curupira, que premiava os que respeitavam e castigava os que lhe causavam danos inúteis. Descreve que Curupira é representado por um garoto de dentes verdes e cabelos compridos, com os pés virados para trás, uma vara na mão e cachimbo à boca. Muda de forma segundo as regiões de seu domínio ou segundo as circunstâncias e exigências de sua missão. Não muda, porém, sua constante preocupação de defender a floresta e os animais que a habitam.

O trecho da Declaração da Conferência da ONU de 1972 (Estocolmo) ainda é atual e nos faz refletir para buscar soluções:

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual a nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”.

Carla Cristina Tonetti ZaleskiIHGP – Diretora de Geografia

Em alta

plugins premium WordPress