Connect with us

Eleições 2020

Pouco mais de 30% dos candidatos em Paranaguá são mulheres

Paranaguá tem duas candidatas que concorrem como vice-prefeitas e 137 como vereadoras (Foto: Ilustrativa/Divulgação TSE)

Publicado

em

são mulheres

Participação feminina é a mesma das eleições em 2016

Dos 429 candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador em Paranaguá nas Eleições Municipais, 139 são mulheres, o que representa 32,4% do total; e 290 são homens (67,6%). Quando comparado às eleições de 2016, os números permaneceram praticamente os mesmos, já que naquele ano a participação feminina foi de 32,45%.

Entre os candidatos a prefeito, em Paranaguá, não há mulheres. Para o cargo de vice há duas candidatas. As 137 mulheres restantes concorrem às vagas na Câmara de Vereadores. O partido com maior participação feminina no município é o Patriota, com 11 postulantes, seguido do PDT e Republicanos (com 10 candidatas cada); e Podemos, PTC e MDB (com 9 mulheres candidatas cada).

A maioria das mulheres que concorrem nessas eleições em Paranaguá está na faixa etária de 45 a 59 anos. Duas candidatas estão na faixa de 75 a 84 anos e a mais nova tem 18 anos. Sobre o grau de instrução, a maioria tem o Ensino Médio Completo (56 candidatas) e Superior Completo (36), as demais se dividem entre Ensino Fundamental Completo e Incompleto, Ensino Médio Incompleto e Superior Incompleto. Além disso, seis candidatas em Paranaguá declararam somente saber ler e escrever.

Paraná

No Paraná, dentre os 399 municípios, apenas dois apresentam apenas candidatas para a disputa do cargo máximo da prefeitura, Quatiguá e Juranda. Em 2016, nas últimas eleições municipais, cinco cidades do Estado tiveram a disputa para prefeita decidida por mulheres.

Panorama nacional

No Brasil, as mulheres são 33,3% do total de candidaturas neste ano. Foram pouco mais de 522 mil pedidos de registro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo cerca de 183 mil de mulheres.

Um levantamento solicitado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados mostra que, do ponto de vista nacional, todos os partidos preencheram a cota mínima de 30% para candidatas mulheres, prevista na Lei Eleitoral. A maior parte dos partidos preencheu de 32% a 35%.

Do ponto de vista municipal, no entanto, o estudo aponta que vários partidos não preencheram as cotas efetivas nas chapas inscritas.

Cota de 30%

A Emenda Constitucional n.º 97/2017 vedou, a partir de 2020, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Um dos principais reflexos da mudança aconteceu no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, especialmente porque, com o fim das coligações, cada partido precisou, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

Eleitorado parnanguara

Em Paranaguá, o eleitorado aumentou de 2016 para 2020. Os dados do TSE mostram que, em 2016, o município tinha 92.317 eleitores. Hoje, tem 101.403 mil. Apesar de apenas 32,4% dos candidatos serem mulheres nessas eleições, elas são maioria entre os eleitores (51,7%). O perfil do eleitor parnanguara é formado por mulheres, de 25 a 29 anos, solteiras e com o Ensino Médio completo.

#ParticipaMulher

O TSE vem implementando várias iniciativas pela valorização e maior participação feminina na conquista de espaços na esfera política. Esse esforço é coordenado pela Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal (#ParticipaMulher). Criado pela Portaria n.º 791/2019, o grupo busca fortalecer o papel do Tribunal no estímulo às ações voltadas para atender a esses objetivos.

*Os dados fazem parte das estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessados pelo endereço: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

Com informações do TSE